© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: MOTORISTAS E COBRADORES DE GUARULHOS SE REÚNEM EM ASSEMBLEIA, PREFEITURA VAI FECHAR UBS PIRATININGA E MAIS NOTÍCIAS

May 6, 2019

NA TARDE DESTA SEGUNDA MOTORISTAS E COBRADORES DE GUARULHOS SE REÚNEM EM ASSEMBLEIA

O Sincoverg, sindicato que reúne motoristas e cobradores do sistema municipal e intermunicipal de transporte coletivo de Guarulhos, convocou a categoria para uma grande assembleia da campanha salarial nesta segunda (6) às 17 horas. O comparecimento será principalmente dos que trabalharam no turno da manhã. Mas como é assembleia única, muitos trabalhadores do turno da tarde vão comparecer. A orientação do sindicato não é de paralisação. Portanto após a assembleia quem for do turno da tarde é orientado a voltar ao serviço. A convenção coletiva e o reajuste salarial deve ocorrer no mês de maio. Até aqui não há proposta das empresas. No sistema que opera apenas dentro do município há em curso uma tensão na categoria por estarem sendo retirados os cobradores dos ônibus, obrigando os motoristas à dupla função, dirigir e cobrar. 

 

PREFEITURA DE GUARULHOS VAI FECHAR UBS PIRATININGA

O Parque Piratininga, na região dos Pimentas, tem há mais de 13 anos uma unidade básica de saúde da Prefeitura de Guarulhos que agora será fechada, segundo informação que vem sendo passada aos usuários daquela unidade. A Prefeitura alega que será substituída por uma outra unidade perto de um conjunto habitacional na estrada da Água Chata porém muito distante do local atual da UBS. A razão principal porém é que, como a maior parte do Piratininga pertence ao município de Itaquaquecetuba, a UBS de Guarulhos é usada por moradores do município vizinho.

 

NOVO ATO EM DEFESA DO SUS PROGRAMADO PARA ESTA TERÇA (7) EM GUARULHOS

O Fórum Municipal de Saúde que reúne entidades e movimentos em Guarulhos está convocando mais uma manifestação em defesa da saúde pública para esta terça (7) com concentração a partir das 8 horas na Praça Getúlio Vargas. O MTST, o principal movimento por moradia popular na cidade, está também convocando este ato, que conta com participação também de comunidades da Igreja Católica, de membros do Conselho Municipal de Saúde e dos conselhos gestores das unidades de saúde e outros movimentos. O clima é de insatisfação com os problemas que se acumulam no SUS na cidade. A Prefeitura nos três primeiros meses de 2019 reduziu em 21% os pagamentos efetuados a terceirizadas e fornecedores. Os cortes de recursos federais agravam a crise, pois eles respondem por cerca de 20% do financiamento do sistema no município.   

 

INSCRIÇÕES PARA O ENEM COMEÇAM NESTA SEGUNDA

A partir desta segunda (6) até o dia 17 de maio estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, que no país todo atrai mais de 5 milhões de estudantes. A inscrição é feita pela internet no site oficial do enem.inep. A taxa de inscrição é de R$ 85. Mesmo os mais de 3 milhões e 600 mil estudantes que até 10 de abril solicitaram e obtiveram isenção desta taxa têm que se inscrever. O ENEM é a porta de entrada para as universidades e faculdades federais, e para muitas estaduais. Além disso é através dele que são obtidas as bolsas de estudo totais ou parciais nas universidades e faculdades particulares, pelo chamado Prouni.

 

UNIVERSIDADES FEDERAIS SOFREM CORTE DRAMÁTICO DE 30% EM SEU ORÇAMENTO

O governo de Bolsonaro anunciou um corte linear de 30% nos recursos destinados no segundo semestre às universidade federais e aos institutos técnicos federais. No primeiro semestre o corte já foi de 20% dos recursos. Os cortes, se não forem revertidos, causarão desde cortes no consumo de energia elétrica, água, nos serviços de segurança, na conservação das instalações, até o fechamento de cursos e de vagas nas universidades e nos institutos tecnológicos. As pesquisas científicas e tecnológicas em todos os campos, inclusive no combate às doenças, são feitas na maior parte nas universidades federais. Se não for revertida esta medida, anunciada na semana passada, o Brasil viverá mais uma maré de privatização do ensino superior forçada pelo governo. A maré anterior tinha se dado durante a ditadura militar a partir de década de 1960.

 

LUCRO DO ITAÚ CHEGA A QUASE 7 BILHÕES DE REAIS EM TRÊS MESES

O Itaú Unibanco, o maior banco privado do Brasil, anunciou um lucro de 6 bilhões e 900 milhões de reais nos três primeiros meses deste ano. O ganho do Itaú com empréstimos avançou além da inflação, portanto com um ganho real para o banco. Os outros dois maiores bancos privados no país já haviam anunciado seu lucro nos três primeiros meses. O Bradesco teve um lucro de 5 bilhões e 800 milhões de reais no mesmo período e o Santander de 3 bilhões e 500 milhões. Conclui-se que há os que lucram na atual crise que faz a maioria do povo e das empresas sofrer.

 

  

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload