© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: INTENSA PREPARAÇÃO PARA GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO AMANHÃ, INAUGURAÇÃO DO SESC EM GUARULHOS EXIGE MODERNIZAÇÃO DO ADAMASTOR E MAIS NOTÍCIAS

May 14, 2019

EM GUARULHOS INTENSA PREPARAÇÃO PARA GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO AMANHÃ

Já circula uma lista de 52 escolas de Guarulhos em que há compromisso de participar da greve nacional da Educação programada para esta quarta (15). Estão sendo organizados ônibus e caravanas para estar massivamente na Avenida Paulista na tarde de amanhã, quarta, a partir das 14 horas, pelos sindicatos locais de professores da rede pública e privada, a Apeoesp e o Sinpro; pelo Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Stap); por estudantes e professores da universidade federal, Unifesp e do Instituto Federal, Ifesp; por vários movimentos sociais, além de militantes de partidos políticos que se opõem a estas medidas do governo federal. Para amanhã (quarta) estão programadas greves nas escolas e manifestações em todo o país contra os cortes de verbas nas universidades federais, nos institutos federais, e no próprio ensino infantil e fundamental.

 

NESTA TERÇA VÁRIOS EVENTOS PREPARATÓRIOS PARA A GREVE DA EDUCAÇÃO

Nesta terça (14), os estudantes da Unifesp Guarulhos estão programando para as 17 horas uma aula pública em frente ao CEU Pimentas, ao lado da universidade; logo após uma manifestação no Terminal Pimentas de ônibus; e à noite uma assembleia na universidade. Estudantes do Instituto Federal de Educação, da Vila Rio, terão assembleia de manhã, de tarde e de noite. Vereadores e vereadoras farão pronunciamentos contra os cortes na sessão da Câmara Municipal desta terça. E, para melhor entender o drama das universidades, na noite desta terça, às 20 horas, no Canal 3 da Net e 508 da Vivo, ou no site tvguarulhos3.com.br haverá entrevista com o professor de Filosofia da Unifesp Guarulhos, Ivo da Silva Junior.

 

UM MILHÃO E DUZENTOS MIL ALUNOS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS SERÃO PREJUDICADOS COM OS CORTES

O Brasil tem hoje 63 universidades federais, em 334 localidades (cada uma chamada de campus), no total com 1 millhão e 200 mil alunas e alunos. As mulheres são maioria (55%). Cerca de 70% de estudantes nestas universidades públicas e gratuitas são de famílias de renda média baixa, que não ultrapassa 1.500 reais por pessoa/mês. O número de negros nas universidades federais dobrou de 2003 para os dias atuais. Somados aos que se declaram pardos formam a maioria de estudantes. As universidades federais têm mais de 95 mil professores e professoras, 72% com doutorado, o topo da formação acadêmica. Em 2017 já foram cortados 20% das verbas de custeio e manutenção das universidades federais. O orçamento de 2019 cortou mais 15%. E agora o governo federal anunciou mais um corte de 30%, que em Guarulhos chega a 35%.

 

INAUGURAÇÃO DO SESC EM GUARULHOS EXIGE MODERNIZAÇÃO DO ADAMASTOR

O Adamastor Centro, maior equipamento cultural da cidade, inaugurado em 2003 passa por uma grande necessidade de conservação que nos últimos anos vem sendo constantemente adiada. O ar condicionado não funciona no grande teatro de 800 lugares. As poltronas que já servem há mais de 15 anos, precisam ser renovadas. O ar condicionado precisa ser instalado nos auditórios e no grande salão de eventos. Outras melhorias são necessárias. Eventos não culturais, como feiras e formaturas de escolas, não devem ser mais programados para o Adamastor. O Sesc ao mesmo tempo que traz um progresso para a cultura e o lazer local, significa um desafio para a gestão municipal dar mais atenção àquele que até aqui foi o maior equipamento cultural da cidade. São comentários de várias pessoas que acompanharam a cobertura que o Fique Ligado fez da inauguração do Sesc Guarulhos.

 

CRISE NA INDÚSTRIA PROJETA QUEDA DE 2% NA PRODUÇÃO NESTE ANO

O Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Insudtrial (Iedi), um organização não governamental paulista, projeta para 2019 uma queda de 2% na produção da indústria brasileira. Em 2017 havia caído 2,7%. No ano passado caiu 1,1%. Em bora aquele instituto não explicite as causas são evidentes: desemprego alto, renda menor das famílias, retração dos investimentos governamentais, retirada da obrigatoriedade de componentes nacionais na indústria automobilística e na Petrobras, juros altos.

 

MORO ESTÁ NUM PROCESSO DE CAIR PARA CIMA

Neste domingo (12), o presidente Jair Bolsonaro disse que firmoucompromisso com Moro para indicá-lo para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) e que vai honrar o que foi acertado. Esta afirmação promoveu mais um arranhão na imagem do ex-juiz inquestionável que, logo na manhã desta segunda-feira (13), tratou de desmentir seu chefe dizendo que não colocou qualquer condição quando aceitou o convite para integrar a equipe ministerial do presidente Jair Bolsonaro. Obviamente, um dos dois está faltando com a verdade. Ao que tudo indica Moro está em processo de cair para o alto. Um velho latino era o “Promoveatur ut amoveatur” (Promover para a Afastar), aparentemente é isso que Bolsonaro pretende fazer com o ex-prestigioso e ex-inquestionável juiz.

 

HOMENS MAIS RICOS DO MUNDO DIVERGEM DE COMO SERÁ EXPLORADA A LUA

Jeff Bezos, dono da Amazon, e considerado o homem mais rico do mundo, está investindo em vôos para a Lua que podem levar até mais de três toneladas de carga. A ideia dele é levar, num futuro ainda distante, a indústria pesada terrena para a Lua, poluindo o único satélite natural da Terra para reduzir a poluição de nosso planeta. Outro superbilionário norte-americano, Elon Musk, planeja através de sua empresa espacial SpaceX, uma astronave de grande porte que faça viagens de ida e volta à Lua como fazem os aviões por aqui. O projeto de Musk é, usando a Lua como plataforma, chegar regularmente ao planeta Marte e colonizá-lo como os europeus fizeram com a América há pouco mais de 500 anos.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload