FIQUE LIGADO: CÂMARA DE GUARULHOS ADIA VOTAÇÃO DE UM PLANO DIRETOR VAZIO DE FUTURO, BOLSONARO MOSTRA MAIS UMA VEZ SUBSERVIÊNCIA AOS EUA E MAIS NOTÍCIAS

May 17, 2019

CÂMARA DE GUARULHOS ADIA VOTAÇÃO DE UM PLANO DIRETOR VAZIO DE FUTURO

Nesta quinta (16), a Câmara de Guarulhos adiou mais uma vez a votação do Plano Diretor que a Prefeitura enviou à Câmara. Segundo opiniões de quem estuda o assunto, este Plano não está à altura das necessidades da cidade. Ele deveria ser a lei orientadora do desenvolvimento de Guarulhos nos próximos dez anos. Mas nisso é vazio e confuso. Este projeto de Plano Diretor poderia ser chamado de projeto “Não e Nem”. Não traz uma visão de futuro, justamente a principal função que deve se esperar de um Plano Diretor. E não leva em conta as mudanças dos últimos 15 anos, tempo em que vigora o Plano Diretor de 2004. Nem os avanços sugeridos pelo Plano Diretor de São Paulo, intensamente discutido com setores da sociedade na cidade vizinha. Não relaciona ainda entre si o rumo necessário dos serviços públicos, da infraestrutura urbana e da economia local. Educação e Saúde têm apenas 5 linhas, enquanto outros temas menores se estendem em longos detalhes no texto da lei.

 

MOVIMENTOS DE MORADIA PROTESTAM CONTRA A FALTA DE OPÇÕES PARA A GRAVE QUESTÃO HABITACIONAL

O MTST, a Frente Povo Sem Medo, o MNLM, o Centro Paulo Canarin, e outras lideranças que atual na luta por moradia popular têm se manifestado nas terças e quintas-feiras na Câmara de Guarulhos contra o vazio nesta área do Plano proposto. Em seu todo ele é de baixíssimo impacto na vida de Guarulhos. Trata-se mais de uma peça formal e burocrática do que uma lei que ajude a melhorar a cidade. A grave questão da moradia que se agravou com crise de desemprego, de redução da renda familiar e de subida do preço da terra, não tem tratamento merecido no Plano. As Zonas Especiais de Interesse Social, essenciais para avanços na área da moradia, não são desenvolvidas nem indicadas no Plano. Nem são indicadas novas fontes de recursos com os instrumentos indicados na lei nacional, o Estatuto das Cidades, para atender à dramática demanda por moradia nas classes populares e a um plano habitacional que não existe na cidade.

 

A CÂMARA DE GUARULHOS FARIA BEM EM DEVOLVER AO PREFEITO ESTE PROJETO DE PLANO DIRETOR

Há muitos outros “Não e Nem” neste projeto de Plano Diretor para Guarulhos.  Não vincula as construções de moradias ou de negócios com corredores viários e as formas de deslocamento de pessoas, veículos e mercadorias. Nem indica prioridades para o desenvolvimento econômico. Por exemplo, não cuida de pólos industriais ou onde cabe alocar outro tipo de empresas, como as transportadoras que trazem muitos caminhões à circulação. Não relaciona planos de desenvolvimento regional. Por exemplo, a criação ou readequação de centros urbanos nas diversas regiões da cidade. Nem estabelece conexão com as outras cidades limítrofes da região metropolitana, especialmente a Capital.

 

DIAS 18 (SÁBADO) E 19 (DOMINGO) A 38ª FESTA DAS NAÇÕES NO SANTUÁRIO SÃO JUDAS TADEU EM GUARULHOS

A comunidade do Santuário São Judas Tadeu, que fica na Rua da Verdade, na região do Picanço em Guarulhos, define a Festa das Nações que vai realizar neste sábado (18) e domingo (19) como a “Maior Festa Gastronômica de Guarulhos”. São servidas comidas e bebidas de todo tipo, representando costumes gastronômicos de muitas nações. A festa ocorre na tarde e noite de sábado e no domingo desde a manhã até a noite. Seus resultados ajudam na manutenção do santuário que atrai muitos fiéis todos os meses. Haverá missas no sábado (17 horas) e no domingo (8, 10 e 18 horas).

 

MANIFESTAÇÕES CONTRA OS CORTES NA EDUCAÇÃO FAZEM CAIR OTIMISMO DOS EMPRESÁRIOS E DO SETOR FINANCEIRO

Baixou o otimismo com que o setor financeiro e empresarial vinha saudando o novo governo federal. As causas deste início de desânimo são várias: as grandes manifestações contra os cortes na educação, o baixo movimento da economia, as dificuldades com os partidos no Congresso Nacional, as confusões políticas do novo governo, os possíveis desdobramentos das acusações ao passado ético do presidente e seus filhos quando deputados. O tamanho das manifestações deste dia 15 de maio mostrou que será difícil ao governo carrear para juros e empresas os recursos que pretende tirar da população em educação, saúde, previdência, e programas sociais. As projeções para o desempenho da economia brasileira neste ano de 2019 estão se aproximando do que foram os anos de frustração de 2017 e 2018. O desemprego que atinge mais de 18 milhões de pessoas (as que procuram emprego e as que desistiram) chega a 18% da população na Bahia; 16% em Pernambuco, Maranhão, Alagoas; 15% no Rio de Janeiro; 13,5% em São Paulo. São dados do IBGE apresentados nesta quinta-feira.   

BOLSONARO MOSTRA MAIS UMA VEZ SUBSERVIÊNCIA AOS EUA

Após boicotes e protestos em Nova York, o presidente Jair Bolsonaro recebeu o prêmio de personalidade do ano, oferecido pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, em Dallas, no Texas. Durante o evento de duas horas, Bolsonaro prestou continência à bandeira dos Estados Unidos e terminou sua fala dizendo: “Brasil e Estados Unidos acima de tudo”. Mostrou mais uma vez a submissão da atual política externa brasileira aos Estados Unidos. O que vem prejudicando as relações com outros grandes parceiros comerciais, como a China, a Europa, a Argentina, os países árabes, e prejudicando as relações culturais, científicas, tecnológicas mais amplas com o mundo.

 

WHATSAPP, FACEBOOK E INSTAGRAM SAEM DO AR PELA SEGUNDA VEZ EM POUCO MAIS DE UM MÊS

Usuários de WhatsApp, Facebook e Instagram relataram dificuldades para usar esses aplicativos no Brasil no fim da tarde desta quinta-feira (16). Os três pertencem ao Facebook. O Facebook disse, por meio de um porta-voz que o problema foi identificado e resolvido. "Hoje mais cedo, uma questão de conexão na América Latina fez com que algumas pessoas tivessem dificuldade em acessar os serviços do Facebook. Rapidamente investigamos e restauramos os serviços. Estamos funcionando 100%", disse o porta-voz. Em março, uma falha tirou esses mesmos aplicativos do ar por algumas horas entre a tarde e a noite em diversos países.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus