© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: NESTA QUARTA, FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS DE GUARULHOS TÊM ASSEMBLEIA ÀS 10 DA MANHÃ, GOVERNO E EMPRESAS DE TECNOLOGIA DOS EUA ABANDONAM DISCURSO DE LIVRE MERCADO E TENTAM IMPEDIR AVANÇO CHINÊS E MAIS NOTÍCIAS

May 21, 2019

NESTA QUARTA, FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS DE GUARULHOS TÊM ASSEMBLEIA ÀS 10 DA MANHÃ

Normalmente as assembleias do STAP, o sindicato dos servidores municipais de Guarulhos, são feitas depois do expediente. Mas, a desta quarta (21) foi chamada para as 10 horas da manhã em frente à Prefeitura, em pleno horário de serviço. Será um teste de força para o sindicato. Ele quer sentir qual a disposição da categoria. Será um teste também da relação do atual prefeito com o funcionalismo. O prefeito propôs um reajuste salarial de 1% em maio, meio por cento em setembro e mais meio por cento em novembro. Na semana passada, numa assembleia noturna, os servidores presentes rejeitaram tanto esta proposta quanto outra proposta alternativa de um abono salarial de 100 reais a quem ganha até R$ 2.100 e zero de reajuste para o restante. A greve em serviço público mais recente que houve na cidade foi a greve-relâmpago dos motoristas de ônibus, todos funcionários de empresas privadas concessionárias de serviço público. Naquele caso, a adesão dos motoristas foi maciça, levando no mesmo dia a um acordo patrões e empregados no Tribunal Regional do Trabalho, com reajuste a partir de maio de 5,07% nos salários.

 

PREFEITURA DE GUARULHOS ALEGA QUE JÁ DEU AUMENTO ACIMA DA INFLAÇÃO PARA 12 MIL FUNCIONÁRIOS

A Prefeitura de Guarulhos divulgou em seu sistema de comunicação oficial, e na mídia que apóia a gestão atual, que dos 19 mil e 400 funcionários do município, cerca de 12 mil vão receber a partir de junho um reajuste em seus salários acima da inflação do período. Isto por causa de sua transferência do regime da CLT para uma legislação trabalhista municipal, o chamado regime jurídico próprio. Ainda a Prefeitura divulga que destes 12 mil que migraram de regime, um contingente de 5.500 vai ter reajuste acima de 10%. A Prefeitura não divulga que estes funcionários deixam de ter 8% depositados mês a mês no FGTS, um recurso que mais adiante poderia ser sacado pelo trabalhador. Para os cerca de 7 mil funcionários que, pela lei de iniciativa do prefeito aprovada pela Câmara, ficam no sistema das leis trabalhistas e previdenciárias nacionais,  o reajuste anunciado é de 1% em maio, e meio por cento em setembro e novembro.

 

COMEÇOU NESTA SEGUNDA PERÍCIA JUDICIAL NO ATERRO DO LIXO DE GUARULHOS

A Proactiva, empresa que administrava o aterro do lixo de Guarulhos que desabou sob sua gestão, além de impedir o acompanhamento de vereadores na perícia judicial que começou nesta segunda-feira, restringia os trabalhos apenas ao local do desabamento. Assim, engenheiros, geólogos e outros profissionais, tanto nomeados pelo Judiciário, quanto pelas empresas que em épocas anteriores haviam administrado o aterro (Quitaúna, Enob, Landfill), e técnicos da própria Prefeitura, não tiveram ocasião de averiguar o estado atual da montanha de lixo coberta de terra que se manteve sem desabar. Para entender causas e responsabilidades do desastre que interditou o aterro de Guarulhos, o aterro como um todo tem que ser periciado. Inclusive para evitar novos desabamentos. Os guardas da empresa mantinham os assistentes da perícia confinados apenas à parte que deslizou. Os trabalhos não foram concluídos e terão sequência nos próximos dias. Caberá à Câmara Municipal tomar iniciativas para uma averiguação mais ampla, tanto da parte que veio abaixo como da parte que ainda se manteve, pois o aterro é propriedade do município de Guarulhos e não da empresa privada que o administra.

 

FUZIL DA TAUROS, LIBERADO PARA PORTE DE ARMAS PELO DECRETO DE BOLSONARO,  CUSTA 8 MIL REAIS

A fabricante de armas brasileira Taurus informou nesta segunda-feira (20) que o decreto sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, que facilitou o acesso de civis a armamentos, também inclui a possibilidade de a população comprar um fuzil, o T4 semiautomático. A empresa informou que aguarda a entrada em vigor da regulamentação para atender os cerca de 2 mil clientes que já encomendaram uma unidade desta arma. Cada fuzil custa, em média, 8 mil reais e os procedimentos para a posse dessa arma, que inclui documentação e treinamento comprovado para uso, custa outros 8 mil reais. Pode-se então perceber que é um decreto que atende os já privilegiados e que, pelos dados estatísticos, sofrem muito menos com a violência no Brasil. Outra curiosidade é o porque tantas pessoas querem sair às ruas com uma arma desse tamanho.

 

POR 5G, GOVERNO E EMPRESAS DE TECNOLOGIA DOS EUA ABANDONAM DISCURSO DE LIVRE MERCADO E TENTAM IMPEDIR AVANÇO CHINÊS

Quem acompanha o noticiário internacional já deve ter lido que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decretou um bloqueio comercial à Huawei, maior empresa de tecnologia da China. O pretexto para este bloqueio é a acusação de que a gigante chinesa faz negócios com o Irã (coisa que muitas grandes de T.I. dos EUA também fazem), mas a verdade é uma tentativa do governo norte americano de impedir a China de sair na frente na implantação mundial do sistema 5G de internet, a Huawei é a empresa que hoje lidera a corrida mundial para a implantação do sistema. O 5G é o novo padrão de banda larga sem fio que proporcionará velocidades, cobertura e recursos 200 vezes mais potentes que o atual 4G. O 5G É uma tecnologia fundamental para a digitalização industrial ao permitir gerar e fomentar casos de uso como fabricação robotizada com inteligência artificial (A.I.), jogos e simuladores imersivos de todas as áreas, direção autônoma (veículos automotores sem motorista), cirurgia remota, vídeo de ultra-alta definição (UHD), aprofundamento da automatização de processos industriais, etc. A Comissão Europeia estima que a instalação do 5G implicará um investimento de 56 bilhões de euros entre 2020 e 2021, que terá um impacto de 141 bilhões de euros sobre a criação de riqueza, além de criar 2,3 milhões de empregos. Nos Estados Unidos, a instalação do 5G nas tem potencial de criar até 3 milhões de empregos e aumentar o PIB em 500 bilhões de dólares. Por tudo isso, o governo e as grandes empresas de tecnologia dos EUA rasgaram explicitamente o discurso de livre mercado e montaram uma estratégia de boicotes e sabotagens contra o que acreditam ser o início da dominação tecnológica chinesa em âmbito mundial.

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload