© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: GOVERNADOR DÓRIA ABANDONA PROMESSA ELEITORAL DE METRÔ PARA GUARULHOS, TREM ANUNCIADO EM 2001 SÓ CHEGOU EM 2018 EM GUARULHOS E MAIS NOTÍCIAS

June 4, 2019

GOVERNADOR DÓRIA ABANDONA PROMESSA ELEITORAL DE METRÔ PARA GUARULHOS

o governador Dória (PSDB) desistiu de promessa que fez na campanha eleitoral de trazer o metrô até Guarulhos. Ele anunciou nesta segunda (3)  que vai investir apenas da Vila Prudente até a Penha na Linha 2 Verde, antes prometida até Guarulhos. Quando esteve na cidade, durante a campanha eleitoral do ano passado, ele afirmou: “Vamos trazer até Guarulhos, finalmente, a Linha Verde do Metrô. Este é o compromisso para a população que trabalha e que precisa do sistema metroviário para chegar mais cedo ao trabalho”. Foi muito aplaudido, e muito bem votado depois na cidade. Geraldo Alckmin, também do PSDB, do mesmo modo havia anunciado, quando era candidato à reeleição em 2014, que a Linha 2 Verde do Metrô viria da Vila Prudente até Guarulhos, com 14 quilômetros e 13 estações. A concorrência pública foi feita , os contratos foram assinados, mas, logo em 2015, ainda em seu governo, os contratos foram suspensos, com a alegação da falta de recursos. A Linha Verde já opera da Vila Madalena (região Oeste de São Paulo) até a Vila Prudente (região Leste de São Paulo), passando pela Avenida Paulista.

 

DÓRIA ANUNCIA PARA TRÊS ANOS APÓS O FIM DE SEU MANDATO A LINHA VERDE DO METRÔ ATÉ A PENHA

Em vídeo gravado nos jardins do Palácio Bandeirantes, o governador Dória  e seu secretário de Transportes prometem o metrô da Vila Prudente até a Penha para o final de 2025, portanto 3 anos após o fim de seu mandato de governador. Segundo eles, serão 8 quilômetros de linha, com 8 estações, todas evidentemente na Capital. Para este ano de 2019 eles prometem fazer o projeto executivo deste trecho. Para isso dispõem neste ano de um orçamento de 121 milhões de reais, que certamente não será todo gasto. O governo estadual prevê gastar 5 bilhões e 500 milhões de reais nestes 8 quilômetros. O custo final do quilômetro, com projetos, desapropriações, estações, trens, sistemas, e reurbanização das áreas afetadas pela construção, seria de 680 milhões de reais por quilômetro. A experiência do governo do Estado, no entanto, tem mostrado o custo final de cerca de 900 milhões de reais por quilômetro.

 

RELEMBRANDO: O TREM ANUNCIADO EM 2001 CHEGOU EM 2018 EM GUARULHOS

Em maio de 2001, o então governador Geraldo Alckmin e seu secretário de Transportes anunciaram no Palácio dos Bandeirantes que seria construída uma linha de trem da CPTM vinda da Estação da Luz em São Paulo até o Aeroporto de Guarulhos. Alckmin foi reeleito governador em 2002, voltou a ser eleito em 2010 e reeleito em 2014. Inaugurou em 2018 a linha mais enxuta, vinda da estação Engenheiro Goulart, no bairro de Cangaíba, vizinho a Guarulhos, terminando nas proximidades do Aeroporto. Falta fazer a ligação por trilhos até os terminais de passageiros. A demora de grandes obras tem sido uma constante. Ainda falta terminar a Linha 4 Amarela; a Linha 15 Prata, monotrilho até São Mateus; a Linha 17 Ouro, monotrilho que vai servir o aeroporto de Congonhas; a expansão da Linha 9 Esmeralda da CPTM. E falta viabilizar as prometidas Linha 6 Laranja, da Brasilândia à Estação São Joaquim na Liberdade; a Linha 18 Bronze, ligando o ABC ao sistema de metrô; e a Linha 19 Celeste ligando o Centro de São Paulo ao Centro de Guarulhos.

 

METRÔ E TREM SÃO PROMESSAS QUE VOLTAM A CADA ELEIÇÃO

Novas linhas do Metrô e de trens da CPTM têm sido uma constante nas promessas eleitorais de candidatos ao governo de São Paulo e candidatos a deputado. Até um candidato a prefeito de Guarulhos em 2012 deu grande destaque a este tema em sua campanha eleitoral. Todo tipo de promessas de candidatos já davam até os locais onde chegaria o transporte sobre trilhos para Guarulhos. O metrô, pela Linha 2 Verde, até o Shopping Internacional. Empreendimentos imobiliários na região já acenavam como imediata esta melhoria. Depois o metrô chegaria pela Linha 19 Celeste, até o Centro de Guarulhos. E o trem, que ainda não conseguiu chegar aos terminais do Aeroporto, seria estendido até Bonsucesso, via São João. As promessas se desmancham ao final na falta de recursos. Assim o governo Alckmin suspendeu o início das obras da Linha 2 Verde. E agora Dória das metas de seu mandato a construção do trecho da Penha para Guarulhos. Certamente em 2020 haverá quem há de voltar com as promessas.

 

EM ENTREVISTA AO FIQUE LIGADO COM ELÓI PIETÁ, ESPECIALISTA FALA SOBRE DEMORA NAS OBRAS DE METRÔ E TREM DE SÃO PAULO

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload