© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: PREFEITURA DE GUARULHOS EMPATA ARRECADAÇÃO E DESPESA EM CINCO MESES, IBGE CONSTATA 18 MILHÕES DE DESEMPREGADOS NO BRASIL E MAIS NOTÍCIAS

June 28, 2019

PREFEITURA DE GUARULHOS EMPATA ARRECADAÇÃO E DESPESA EM CINCO MESES

A Prefeitura de Guarulhos arrecadou de janeiro a maio (inclusive) 1 bilhão e 857 milhões de reais. E gastou 1 bilhão 841 milhões. Pelo tamanho dos valores dá para considerar um empate entre a receita e a despesa. A dificuldade que se desenha para o segundo semestre é que a arrecadação do IPTU é maior no início do ano porque muitos pagam à vista o valor total para obter o desconto de 10%. Além disso mais de 70% do IPVA também é pago nos primeiros meses. E a economia não está indo bem. Mais ainda, os governos federal e estadual em seu primeiro ano praticam uma intensa política de austeridade e priorizam seus próprios gastos. No outo lado, a maior parte das despesas são obrigatórias, persistentes e inadiáveis. Entre elas, os salários do pessoal, agora com reajuste e maior despesa com a introdução do regime próprio. Ou o repasse a tantas empresas terceirizadas em hospitais, PAs, coleta de lixo, iluminação pública que têm seus salários a pagar. Ou a compra de insumos e remédios. Tempos financeiros difíceis tendem a vir no segundo semestre.

 

IBGE CONSTATA 18 MILHÕES DE DESEMPREGADOS NO BRASIL

São 13 milhões procurando emprego e 5 milhões (4 milhões e 900 mil) que, por não achar serviço, desistiram. Estes são dados divulgados nesta sexta (28) pelo IBGE. Outro dado que mostra a tragédia atual do emprego no país: são 11 milhões e 400 mil assalariados que não têm carteira assinada, portanto que não possuem acesso a direitos constitucionais e consagrados na legislação trabalhista, e que perdem direitos previdenciários. O fato de o IBGE divulgar separadamente quem está procurando emprego e quem desistiu passa a impressão de um número menor de desempregados. E o fato de dar uma média nacional cria a ideia de que em todos os lugares do país ocorre o mesmo índice. Por exemplo, o IBGE divulga a média nacional de 12,3% de desempregados (melhor detalhando: os que estão procurando emprego). Mas nesta semana o Seade do governo paulista e o Dieese mostraram que na Região Metropolitana de São Paulo o índice de desemprego é de 16,8% e na região de Guarulhos é de 20,4%.

 

PESQUISA IBOPE MOSTRA QUE APROVAÇÃO DE BOLSONARO CONTINUA EM QUEDA
Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (27) mostra que, na avaliação popular do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), o número de pessoas que consideram o governo ótimo e bom empatou com o das que consideram ele ruim e péssimo, ambos com 32%. Esse também é o mesmo percentual de brasileiros que consideram o governo regular. Na pesquisa anterior, 35% davam ótimo e bom e 27% ruim e péssimo. Também segundo a pesquisa, hoje a maioria dos brasileiros, 51%, não confia no presidente. O levantamento encomendado pela Confederação Nacional da Indústria, foi feito entre os dias 20 e 23 de junho e ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios. Mostra que, seis meses depois da posse, a aprovação de Bolsonaro, eleito com 55% dos votos em outubro de 2018, continua em queda. 


AVALIAÇÃO DE BOLSONARO CAIU ENTRE OS MAIS POBRES, E CRESCEU ENTRE A CLASSE MÉDIA
Olhando com mais detalhe esta pesquisa, Bolsonaro teve queda forte entre quem ganha até um salário mínimo, que lhe dá 41% de ruim e péssimo. Mas cresceu sua aprovação entre quem ganha mais de 5 salários mínimos (49% de ótimo e bom). Na análise por regiões do país, a aprovação subiu no Sul, oscilou para baixo no Sudeste, e caiu no Nordeste e no Norte. Na região Sul, como já noticiamos no Fique Ligado, a economia teve leve recuperação sustentada pelo agronegócio.

 

DIFICILMENTE STF VAI SE BASEAR NAS REVELAÇÕES DO THE INTERCEPT PARA JULGAR PARCIALIDADE DO EX-JUIZ MORO

As mensagens trocadas via Telegram entre o ex-juiz Sérgio Moro e os procuradores/acusadores da Operação Lava Jato segundo os ministros do Supremo Tribunal Federal têm que ser atestadas como verídicas por perícia policial. Acontece que o sistema Telegram, tem se orgulhado de nunca abrir seus dados. Como sua sede não é no Brasil, ele não está sujeito às leis brasileiras. O Telegram foi criado na Rússia, hoje tem sede em Dubai (Emirados Árabes) e espalhados em vários países centros físicos que guardam o organizam dados (data centers). Ainda mais, há ministros do Supremo que alegam que o caso deve ser enviado a um juiz de primeira instância e não chegar diretamente ao Supremo. A tendência então no caso do habeas corpus para anulação do julgamento que mantém preso o ex-presidente Lula, adiado no Supremo para o segundo semestre, é não levar em conta como prova o acordo explícito entre o juiz, que deveria ser imparcial, e os acusadores, revelado no site The Intercept Brasil.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload