© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: GASTOS DA PREFEITURA DE GUARULHOS EM SAÚDE MOSTRA CADA VEZ MAIS TERCEIRIZAÇÃO DE SEUS SERVIÇOS, BRASIL DÁ ADEUS AO MAIOR BLOGUEIRO PROGRESSISTA DO PAÍS E MAIS NOTÍCIAS

July 10, 2019

GASTOS DA PREFEITURA DE GUARULHOS EM SAÚDE MOSTRA CADA VEZ MAIS TERCEIRIZAÇÃO DE SEUS SERVIÇOS

Uma análise dos gastos da Prefeitura de Guarulhos nos cinco primeiros meses deste ano mostra que nas UBSs (a chamada Atenção Básica) 72% dos gastos é com pessoal próprio contratado pela Prefeitura. Ao contrário de hospitais, PAs, laboratórios, onde 70% são gastos com instituições e empresas terceirizadas.  Significa uma progressiva privatização do sistema municipal de saúde na atual gestão. Com as chamadas pessoas jurídicas (PJ) de janeiro a maio foram gastos 170 milhões de reais. Com pessoal próprio da Prefeitura foram gastos 207 milhões de reais com salários, encargos trabalhistas, horas extras, temporários, auxílio alimentação e transporte, indenizações, complementação no Mais Médicos. Restaram apenas  45 milhões para comprar remédios, material de consumo, conservação e reforma de prédios, aluguéis.

 

PREFEITURA DE GUARULHOS GASTA EM SAÚDE 23% DE SEU GASTO TOTAL

O gasto total da Prefeitura de Guarulhos com saúde, de janeiro a maio de 2019, foi de 427 milhões de reais. O gasto total da Prefeitura cobrindo todas suas atividades e compromissos naquele período foi de 1 bilhão 841 milhões. Portanto 23,2% são gastos reconhecidos e contabilizados com saúde (na linguagem técnica, gastos liquidados). A versão que a Prefeitura passa que gasta de 30 a 32% do total com saúde é fruto de um artifício contábil, embora legal. Ela usa para o cálculo que divulga a comparação com total apenas da parte principal de sua arredacação, a chamada receita corrente líquida.  Não usa a arrecadação total, nem o gasto total. Se formos comparar com a arrecadação total o gasto com Saúde é de 23%, já que a arrecadação total da Prefeitura nos cinco primeiros meses (1 bilhão 857 milhões de reais) foi um pouco maior do que o gasto.

 

GOVERNO COMPRA DEPUTADOS COM MILHÕES PARA DIFICULTAR APOSENTADORIA E DIMINUIR VALOR DOS BENEFÍCIOS

Para tirar dos futuros aposentados quase 1 trilhão de reais em dez anos, o governo federal promete quase 6 bilhões de reais divididos em obras e ações em seus redutos eleitorais para os deputados. Cada um que votar na reforma da Previdência vai ter direito a 20 milhões de reais.  Nos primeiros dias de julho já foram liberados 2 bilhões e 600 mil. Além disso, para atrair os votos da bancada evangélica, o governo aumentou para 4 milhões e 800 mil a isenção da obrigatoriedade das igrejas de comunicar à Receita Federal. A isenção era antes de 1 milhão e 200 mil reais. E mais , para garantir votos de deputados do Nordeste e Norte, o governo publicou um decreto que dá desconto nos financiamentos de produtores rurais. Algumas dezenas de milhões para os interesses eleitorais de cada deputado que vote pela reforma em troca de uma ampla redução de direitos e benefícios hoje ainda vigentes para assalariados, autônomos e pobres que conseguem se aposentar.

 

PESQUISA DATAFOLHA: MAIORIA DOS ASSALARIADOS, DOS DESEMPREGADOS E DOS JOVENS É CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Entre os jovens 57% é contra a reforma da Previdência. Entre os assalariados sem carteira assinada, 52% é contrária. Entre os funcionários públicos, 52% é contra. Entre os desempregados 51% é contra. Se considerado o conjunto da população, no Nordeste 55% são contrários. A reforma está contrariando a opinião dos que serão mais atingidos por ela, e que somados são a maioria da população. Mas, o tsunami de propaganda a favor da reforma, principalmente por iniciativa das redes de TV e mídia em geral, além da propaganda governamental, resulta até em índices de apoio de quem vai pagar a conta. Como explicar de outra forma que 41% dos desempregados aparecem a favor da reforma? Ela vai exigir deles 40 anos completos de contribuição ao INSS para receber 100% da média dos salários que tiveram quando empregados. E, se atingirem esta meta difícil, seu benefício será menor. Agora vai computar no cálculo os salários mais baixos. Só uma propaganda enganosa poderia dar este resultado. A propaganda atingiu o grosso da população. Pela pesquisa, considerando todas as entrevistas, 47% das pessoas ouvidas são a favor da reforma e 44% são contra.

 

PSB E PDT AMEAÇAM EXPULSAR DEPUTADOS QUE VOTAREM A FAVOR DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Todos os deputados e deputadas federais do PT, PSOL e PCdoB declaram-se contra a reforma da Previdência. Mas entre os partidos de oposição, o PSB com 32 deputados e deputadas tem 10 que querem votar a favor da reforma. E no PDT, com 27 parlamentares, tem 11 que querem votar a favor. Por esta razão, a direção destes dois partidos fecharam questão contra a reforma da Previdência proposta pelo governo, mesmo com algumas alterações feitas pelo relatório da Comissão Especial da Câmara, que não alterou o principal da reforma (tempo mínimo de contribuição, 40 anos de contribuição para receber um benefício menor porque no seu cálculo entram os salários menores). PSB e PDT anunciam que irão expulsar parlamentares federais que votarem a favor da reforma.

 

DEPUTADOS ESTADUAIS PAULISTAS VÃO VOTAR EQUIPARAÇÃO DOS SALÁRIOS DE DELEGADOS DE POLÍCIA AO SALÁRIO DO GOVERNADOR

Enquanto em Brasília a reforma da Previdência reduz benefícios previdenciários da maioria da população, na Assembleia Legislativa de São Paulo, está pronta para ser votada uma alteração na Constituição Estadual igualando os salários de delegados de polícia ao salário do governador, atualmente de 23 mil reais/mês. E como há acúmulo de outros benefícios durante a carreira, o salário dos delegados pode chegar pela proposta a 30 mil reais. Este projeto já foi aprovado nas Comissões Técnicas de deputados. Como as siglas de partidos podem significar qualquer coisa que contrarie seu nome, o deputado proponente é do Partido Trabalhista Brasileiro, que na década de 1940 foi formado como defensor dos direitos dos assalariados em geral e não apenas da elite deles. O PTB é um dos partidos que em Brasília defende a reforma da Previdência.

 

EM JULHO BRASIL PERDEU TRÊS GRANDES NOMES DA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO NACIONAL

Nesta primeira quinzena de julho de 2019, o Brasil perdeu João Gilberto, Chico de Oliveira e Paulo Henrique Amorim. João é considerado o pai da bossa nova, ritmo que se tornou a expressão de uma música genuinamente brasileira. Ao utilizar a base do samba em composições e arranjos ao mesmo tempo simples e refinados, João Gilberto influenciou toda uma geração de mestres da chamada MPB (Música Popular Brasileira), como Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Nara Leão.  O sociólogo Chico de Oliveira teorizou sobre a formação do Brasil contemporâneo, construindo a ideia de que nossa modernidade é formada a partir de recomposições com estruturas arcaicas e não a partir da ruptura como em outros países, dessa forma ele explica a manutenção das estruturas de dominação que nasceram ainda no Brasil Colônia e com as quais convivemos sem muitos questionamentos.

 

BRASIL DÁ ADEUS AO MAIOR BLOGUEIRO PROGRESSISTA DO PAÍS

Nesta quarta-feira (10), o Brasil também perdeu Paulo Henrique Amorim, aos 77 anos. Paulo Henrique atuou como jornalista por 58 anos, começou em 1961 no jornal A Noite, e trabalhou em todos os grandes veículos de comunicação do país. Foi um dos primeiros grandes nomes do jornalismo da internet, ao criar o UOL News em 2000. Em 2006, criou o blog Conversa Afiada com posicionamento claramente de esquerda e foi um dos líderes do movimento de blogueiros progressivas, que nasceu em 2010 a partir dos ataques que estes blogs passaram a sofrer de grupos conservadores da política e do judiciário. PHA, como boa parte da mídia progressista nacional, sofria com processos vindos de grandes grupos de mídia e empresarias, bem como figuras da política e do judiciário. Uma de sua frases mais conhecidas era, “se você é jornalista, diz-me quem te processas que te direi quem és”.

 

Apoio:

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload