© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: PREFEITURA DEIXA ESTRAGAR NOS ESTOQUES MAIS DE 3 MILHÕES DE REAIS EM REMÉDIOS, SANTO ANDRÉ VAI RECEBER 70 MILHÕES DE REAIS DA SABESP, E GUARULHOS  SÓ 50 MILHÕES E MAIS NOTÍCIAS

August 5, 2019

 

PREFEITURA DEIXA ESTRAGAR NOS ESTOQUES MAIS DE 3 MILHÕES DE REAIS EM REMÉDIOS

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TC) divulgou o relatório de fiscalização das contas da Prefeitura de Guarulhos em 2018. Entre os dados relatados, chama atenção o fato de os fiscais terem encontrado mais de 3 milhões de reais em medicamentos vencidos. Numa cidade em que um dos maiores problemas da saúde é falta de remédios, deixar estragar uma quantidade tão grande assim de medicamentos demonstra, como o próprio relatório do TC afirma, “não somente falha no controle das aquisições e distribuição dos medicamentos, mas também falha no acompanhamento e monitoramento da aplicação dos recursos da saúde”, ou seja, a atual administração municipal administra mal a saúde pública da cidade e toda a população sofre com isso.

 

TRADICIONAL FESTA DA CARPIÇÃO ACONTECEU NESTA SEGUNDA-FEIRA (5) EM BONSUCESSO

Nesta segunda-feira (5), aconteceu a tradicional Festa da Carpição, que reuniu devotos não apenas do município de Guarulhos, mas também de cidades vizinhas, no Santuário de Nossa Senhora do Bonsucesso. A festa acontece há 278 anos. O mastro com a imagem de Nossa Senhora do Bonsucesso, que foi decorado com fitas e tecidos coloridos, e abençoado no último sábado (3) durante a Noite das Artes, traz consigo inúmeros pedidos dos fiéis devotos. Nesta segunda, como acontece todos os anos, antes da primeira missa, o mastro foi solenemente conduzido pelos presentes e plantado próximo ao tanque de terra que logo após a missa foi abençoado. Após a Benção da terra, que marca o tradicional Festejo da Carpição, os fiéis devotos recolheram a terra, levando-a para suas casas. A Festa da Carpição também marca a abertura das festividades da Festa de Bonsucesso, que acontecerão daqui a um mês.

 

SANTO ANDRÉ, COMO GUARULHOS, CEDE À SABESP O SERVIÇO DE ÁGUA E ESGOTOS

Em 31 de julho último, a Prefeitura de Santo André concedeu para a Sabesp, por 40 anos, os serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotos, como Guarulhos havia feito em dezembro passado.  Lá também em troca da dívida que será descontada ao longo das quatro décadas. A dívida da Semasa (nome da autarquia municipal de Santo André) para com a Sabesp foi avaliada em 3 bilhões e 500 milhões de reais. A dívida atribuída ao Saae de Guarulhos foi de 2 bilhões e 700 milhões de reais. Esta dívida nos dois casos era objeto de uma disputa judicial dos dois municípios com a Sabesp. Há décadas, tanto o Saae Guarulhos quanto a Semasa Santo André consideravam superfaturado o preço que a Sabesp cobrava por atacado dos municípios. E, após estudos de técnicos de prestígio reconhecido, ambas as autarquias municipais depositavam um valor considerado mais justo. A dívida que a Sabesp cobra é basicamente esta diferença.

 

SANTO ANDRÉ VAI RECEBER 70 MILHÕES DE REAIS DA SABESP, E GUARULHOS  SÓ 50 MILHÕES

Embora Santo André, com 700 mil habitantes, tenha a metade do mercado consumidor de água do que Guarulhos, com 1 milhão e 400 mil habitantes, aquele município vai receber 70 milhões de reais pela desativação da Semasa. Guarulhos vai receber menos: 50 milhões de reais pela desativação do Saae. E Santo André vai receber 45 milhões de reais a cada ano, nos próximos dois anos, para investir em infraestrutura de saneamento em favelas e ocupações. Diferente de Guarulhos que vai receber 30 milhões por ano nos próximos cinco anos. A desvantagem de Guarulhos é que só vai começar a receber 4% da receita líquida da Sabesp a partir de 2025, enquanto Santo André vai começar a receber a partir de 2021. Os serviços de água e esgotos de ambos os municípios podem passar por turbulências nos próximos anos se o governo do Estado de São Paulo levar adiante seu plano de transformar a Sabesp numa empresa privada. Se Santo André não fez um bom negócio ao ceder esse mercado para a Sabesp, Guarulhos fez um negócio pior ainda.

 

 

GOVERNO CONTINUA O DESMONTE DA PETROBRÁS E MAQUIA LUCROS COM VENDA DE PARTES DA EMPRESA

A Petrobras anunciou um lucro recorde de R$ 18,9 bilhões de abril a junho de 2019, o maior resultado trimestral da companhia. Esse resultado, porém, é artificial, pois se deve à venda da Transportadora Associada de Gás (TAG) e outros ativos da empresa. Seria o mesmo que um chefe de família dizer: família, nossa conta no banco aumentou pois vendemos a casa. Depois da TAG, a empresa já vendeu também a BR Distribuidora e a venda da “casa” da Petrobrás deve continuar neste mês de agosto com a venda da Liquigás e numa sequência de vendas de seis refinarias já anunciada. Quando acabar de vender a casa e os móveis, não existirá mais aquela que ainda hoje é uma das maiores empresas de petróleo do mundo e um dos orgulhos do Brasil moderno.

 

NÚMERO DE FUMANTES NO BRASIL É MAIS ALTO ENTRE OS MAIS POBRES E MENOS ESCOLARIZADOS

Dados recém-divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que o hábito de fumar é maior entre aqueles com menor escolaridade e renda. O percentual dos que se declaram fumantes no Brasil cai à medida que os anos de estudo aumentam: tabagistas são 13% entre aqueles que estudaram durante 0 a 8 anos; e caem pela metade (6%) entre aqueles com 12 ou mais anos de estudo. Esses dados mostram a relação estreita entre educação e saúde e a importância de se conhecer os riscos e possíveis tratamentos para comportamentos como fumar, beber ou até mesmo se alimentar de maneira inadequada (forte consumo de gorduras e açúcar).  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload