© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: TROPA DE CHOQUE DA PM ACOMPANHA O DESPEJO DE 75 FAMÍLIAS EM GUARULHOS, QUESTÃO AMBIENTAL TEM RECONDUZIDO A JUVENTUDE PARA A AÇÃO POLÍTICA E MAIS NOTÍCIAS

September 25, 2019

TROPA DE CHOQUE DA PM ACOMPANHA O DESPEJO DE 75 FAMÍLIAS EM GUARULHOS

Realizou-se nesta quarta (25) o despejo de 75 famílias de área da CDHU no Sítio São Francisco em Guarulhos com a presença ostensiva de mais de uma centena de homens da PM, inclusive a tropa de choque. Fracassaram os esforços das famílias para evitar o despejo e a demolição de suas casas. A juíza Ana Carolina de Oliveira não acatou as medidas jurídicas intentadas pela Defensoria Pública, pelo MTST e no final da tarde de ontem pela Secretaria Jurídica da Prefeitura. O governo estadual e a CDHU foram insensíveis nas negociações e não se comoveram com as manifestações das famílias na CDHU em São Paulo e na Rodovia Ayrton Senna. A juíza notificou o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto de Guarulhos, Zelídio Barbosa de Lima, que qualquer participação do MTST resistindo ao despejo ensejaria ação judicial de desobediência. As famílias despejadas se alojaram em casas de parentes ou amigos. Os móveis que não puderam levar foram para um depósito providenciado pela CDHU.

 

POUCA DIVULGAÇÃO PARA ELEIÇÃO DOS CONSELHOS GESTORES DAS UNIDADES DE SAÚDE DE GUARULHOS EM OUTUBRO

Está difícil para o Conselho Municipal de Saúde obter as informações sobre datas de inscrição e de eleição dos conselheiros e conselheiras das unidades de saúde em Guarulhos que vão ocorrer em outubro. A Secretaria da Saúde tem segurado as informações e não está dando a devida divulgação para usuários e trabalhadores da saúde que quiserem se candidatar. Todas as unidades de saúde têm seu conselho desde a primeira metade da década passada. Os usuários escolhem seus representantes, os trabalhadores da saúde os seus, e as direções das unidades gestoras indicam quem vai representá-las. Para ser conselheiro ou conselheira de UBS tem que residir na região. Para hospitais, UPAs, PAs, Cemegs basta ser morador de Guarulhos não importando a região. As escolhas estão em cima da hora. Por exemplo na UPA Paulista as inscrições vão até dia 4 de outubro. Para o Hospital dos Pimentas vão de 7 a 11 de outubro.

 

DESPESA DA PREFEITURA DE GUARULHOS CRESCE MAIS DO QUE A RECEITA

A partir dos dados consolidados do mês de julho dá para ver o comportamento da despesa e da receita da Prefeitura de Guarulhos nos 7 primeiros meses de 2019.  O total arrecadado foi de 2 bilhões e 462 milhões de reais, ou 3,6% a mais do que no mesmo período de 2018. Mas, a despesa total destes 7 primeiros meses foi de 2 bilhões 556 milhões, ou seja 6,9% a mais do que no mesmo período de 2018. A receita ficou praticamente empatada com a inflação, portanto a arrecadação da Prefeitura tem um quadro de estagnação. Mas a receita subiu para quase o dobro da inflação. A tendência é se manter o quadro atual no desempenho da Prefeitura, com viés de agravamento no final do ano e um soluço de recuperação no início de 2020.   

 

PROMESSAS DE MAIS EMPREGO DA REFORMA TRABALHISTA NÃO SE REALIZAM

Quando o Congresso Nacional aprovou a reforma trabalhista após a queda de Dilma, o então presidente Temer afirmou que sua iniciativa geraria milhões de novos empregos. Dentro desta promessa estavam 2 milhões de novos empregos em três anos numa nova modalidade que legalizou o bico: o chamado “trabalho intermitente”. Passado mais de ano e meio da entrada em vigor da reforma apenas 101 mil vagas foram abertas nesta modalidade até julho de 2019, segundo dados do Caged do Ministério da Economia. A manter-se este ritmo a promessa de Temer não vai passar muito de 10% do prometido. No trabalho intermitente a pessoa contratada por uma empresa só recebe pelas horas a que é chamada a trabalhar. Não há garantia nem de receber um salário mínimo por mês. E pode não contar tempo de contribuição para a Previdência, que não aceita contribuições menores do que as relativas a um salário mínimo. Os setores de serviço e comércio são os que mais contrataram nesta modalidade. A Magazine Luiza por exemplo tem mais de 4 mil pessoas no trabalho intermitente.

 

NOVA PESQUISA IBOPE MOSTRA QUE 55% DOS BRASILEIROS E BRASILEIRAS NÃO CONFIAM NO PRESIDENTE DO BRASIL

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (25) mostra que a desaprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) cresceu ainda mais. Agora 55% de brasileiros e brasileiras não confiam no presidente. Porém continua ainda alto o número dos que confiam: 42%. Quando a pesquisa pergunta por ótimo ou bom o resultado é 31%. E para ruim e péssimo é 34%. A pesquisa mostra um país dividido com desvantagem para o presidente.

 

QUESTÃO AMBIENTAL TEM RECONDUZIDO A JUVENTUDE PARA A AÇÃO POLÍTICA

A questão ambiental tem produzido jovens lideranças em todo o mundo. A jovem ambientalista brasileira, Paloma Costa Oliveira (27) foi escolhida entre mais de 130 jovens militantes da defesa ambiental de todo o mundo para falar ao lado do secretário-geral da ONU, António Guterres, e de outros dois jovens, um indiano, de 24 anos e uma sueca, de16 anos. O indiano falou sobre projetos científicos para a juventude e a sueca, Greta Thunberg, é fundadora do movimento Greve Global do Clima, que vem levando milhões de pessoas às ruas de várias cidades do mundo, para cobrar de governos e empresas ações concretas imediatas contra as mudanças climáticas. A brasileira fez um discurso enfático em que disse que dos governantes não se pode esperar orações, se deve esperar ações. 

Apoio:

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload