© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: MOVIMENTO CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO DAS CRECHES MUNICIPAIS EM GUARULHOS, PA PARAÍSO FECHADO HÁ QUASE 2 ANOS DIFICILMENTE SERÁ REABERTO E MAIS NOTÍCIAS

September 27, 2019

COMEÇA O MOVIMENTO CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO DAS CRECHES MUNICIPAIS EM GUARULHOS

Após o anúncio da Prefeitura de que iria passar para organizações privadas a administração das creches construídas pela Prefeitura na Vila Galvão e Vila Alzira, esta entre Cumbica e Pimentas, começou um movimento contra a terceirização das unidades públicas de ensino do município. O Sindicato dos Trabalhadores Municipais já lançou um “Alerta contra a Terceirização”. Vereadores se pronunciaram contra. Até o vice-prefeito Zeitune em vídeo se declarou contrário. Quem conhece a antiga experiência das escolas técnicas federais privatizadas se lembrará do fracasso que acontecia. No caso de Guarulhos foi somente quando a Escola Técnica da Vila Rio passou a ser um Instituto Federal com direção e corpo de professores federais é que ela se tornou uma escola de excelência tanto em nível de ensino superior quanto de ensino tecnológico.

 

ALTÍSSIMA ROTATIVIDADE DE EMPREGOS EM GUARULHOS EM 2019

Na cidade de Guarulhos é impressionante a rotatividade de empregos em 2019, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia. Neste ano, de janeiro a agosto inclusive, 74.933 pessoas foram demitidas do emprego com carteira assinada na cidade. Em seu lugar foram admitidas 74.992 pessoas. Praticamente um rodízio. O drama se abate sobre as pessoas que já ultrapassaram os 30 anos, e muito mais sobre quem já ultrapassou os 50 anos. A leva de admitidos em seu lugar são jovens, especialmente de 18 a 24 anos, com ensino médio ou ensino superior completos. Por exemplo, em agosto último, foram demitidos a mais do que admitidos 231 pessoas com mais de 50 anos. Enquanto que na faixa de 18 a 24 anos foram 502 a mais admitidos do que o número de demitidos nesta faixa. Continue lendo depois da propaganda...

Apoio:

PA PARAÍSO FECHADO HÁ QUASE 2 ANOS DIFICILMENTE SERÁ REABERTO NO PRAZO PROMETIDO

As obras de reforma do PA Paraíso em Guarulhos, fechado em dezembro de 2017, continuam. Há cerca de 20 trabalhadores no local. Mas no ritmo em que se encontram dificilmente estarão prontas no dia 8 de dezembro, conforme prometido pelo prefeito.  O prazo contratual, inclusive escrito na placa da obra é março de 2020. E mesmo que a parte física estivesse concluída em dezembro, haveria a necessidade de instalar os equipamentos e contratar o pessoal médico, de enfermagem e da área técnica. Enquanto o Pronto Atendimento está fechado, cerca de 17 mil pessoas que eram atendidas por mês têm que se deslocar para unidades de média complexidade em outras regiões distantes das regiões do Taboão, Recreio São Jorge e Cabuçu.

 

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRANSPORTE PÚBLICO ALERTA PARA REPERCUSSÕES DA MIGRAÇÃO DE PASSAGEIROS PARA O UBER

A ANTP, entidade civil que congrega técnicos em transportes de passageiros, divulgou estudo do impacto da migração de passageiros em São Paulo para os carros de aplicativos, tipo Uber ou 99. Um desses resultados é a redução do número de passageiros nos ônibus, repercutindo no aumento da tarifa ou do subsídio do poder público. Outra consequência seria sobre o trânsito com maior número de automóveis nas ruas. Em pesquisa realizada pela USP, constatou-se que 62% dos usuários do Uber Juntos antes utilizavam transporte público. A ANTP calcula que no mínimo cerca de 10% dos usuários de transporte coletivo estariam migando para o transporte por carros de aplicativos. A conclusão é que está acontecendo não apenas a substituição do carro próprio ou do táxi pelo Uber, mas a substituição do uso do transporte coletivo.

 

DECISÃO DO STF PODE ANULAR PROCESSOS DA LAVA JATO

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou em julgamento nesta quinta-feira (26) a favor da tese de que réus delatados devem apresentar alegações finais (última etapa de manifestações no processo) depois dos réus delatores. Após os votos de 6 dos 11 ministros a favor dessa tese e de 3 contra, o presidente do STF, Dias Toffoli, afirmou que também votará com a maioria, mas anunciou a suspensão do julgamento para apresentar o voto na próxima sessão. O presidente do Supremo disse que, na sessão de quarta-feira (2), vai propor uma modulação do entendimento, ou seja, uma aplicação restrita da tese a determinados casos. Esse posicionamento de Toffoli está sendo lido como uma tentativa de manobra para politizar uma decisão que, segundo os ministros favoráveis, trata-se da garantia constitucional de plena defesa do acusado e, portanto, inegociável. Muitos dos processos da Lava Jato deverão ser considerados nulos após essa definição do STF.

 

MUITO GRAVE A DECLARAÇÃO DE JANOT DE QUE PRETENDIA MATAR GILMAR MENDES

O ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot afirmou em entrevista a jornais que, em um determinado momento em que estava à frente da Procuradoria Geral da República, entrou armado no Supremo Tribunal Federal (STF) com a intenção de matar o ministro Gilmar Mendes e se suicidar em seguida. Janot disse que uma acusação de Mendes contra sua filha teria provocado esse momento de loucura. O ex-procurador-geral da República afirmou que só não concretizou o plano porque, no momento, a "mão invisível do bom senso" não permitiu. Esse caso é extremamente grave pois trata-se de uma autoridade que, na época, era uma das figuras centrais de um processo que levou à cassação da presidenta Dilma Rousseff e que, claramente, passava por sérios problemas emocionais. Também mostra o perigo de projetos que buscam facilitar a posse e o porte de armas.

Apoio:

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload