© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: GUARULHOS ESTÁ COM 845 MIL ELEITORES SEGUNDO A JUSTIÇA ELEITORAL, SERVIÇO DE MOTO TAXI OPERA NA CLANDESTINIDADE EM GUARULHOS  E MAIS NOTÍCIAS

September 30, 2019

GUARULHOS ESTÁ COM 845 MIL ELEITORES SEGUNDO A JUSTIÇA ELEITORAL 

Foto: Cartório Eleitoral no Centro de Guarulhos

Guarulhos ultrapassou neste mês de setembro 845 mil eleitores e eleitoras. Segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, no final de agosto deste ano o número de eleitores da cidade era precisamente 844.942. É a segunda cidade do estado em população e eleitorado.  Bem abaixo da Capital, que tem um eleitorado de 8 milhões e 943 mil pessoas. E um pouco acima de Campinas, que tem 838 mil eleitores. A diferença com Campinas e outras grandes cidades como São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos, e até a vizinha Mogi das Cruzes, está na comunicação. Elas são centros de televisão e de rádios, que têm um peso grande na relação entre candidaturas e população. Esta deficiência Guarulhos compartilha com a quarta, quinta e sexta cidades mais populosas e de mais eleitorado no estado: São Bernardo, Santo André e Osasco. E ainda com outras grandes cidades da Região Metropolitana de São Paulo. 

 

61% DA POPULAÇÃO DE GUARULHOS É INSCRITA COMO ELEITOR OU ELEITORA

No país todo 70% da população é cadastrada como eleitor ou eleitora. Ao todo 147 milhões de pessoas. Em Guarulhos 61% da população está cadastrada na Justiça Eleitoral.  O IBGE considera que em julho a cidade tinha 1 milhão 379 mil habitantes. Com o avanço da biometria obrigatória o eleitorado vai cair em quantidade no país. Foi o que ocorreu em Guarulhos no ano passado. Quando terminou o prazo para biometria obrigatória no início de maio daquele ano, o eleitorado da cidade tinha caído 15%. O mesmo fenômeno aconteceu em outras cidades nas quais foi obrigatório o recadastramento.

 

AS REGIÕES DE PIMENTAS, SÃO JOÃO E BONSUCESSO SÃO AS QUE TÊM MAIOR ELEITORADO EM GUARULHOS

Juntando Bonsucesso e São João, regiões da mesma zona eleitoral, a 394, ali se terá o maior número de eleitores e eleitoras. São 146 mil. Depois vem a vasta região dos Pimentas com 135 mil, a zona eleitoral 185. Na sequência vem Centro, Cocaia, Cecap com 125 mil pessoas inscritas, a zona 176, a mais antiga da cidade. Depois com números bem próximos vem Cumbica com 118 mil, zona 395, seguida das regiões de Vila Galvão, Cabuçu, e parte dos Continentais, com 115 mil, a zona eleitoral 393; seguida de Taboão, Vila Barros, Vila Fátima, com 112 mil, a chamada zona eleitoral 279. A menor taxa de eleitorado inscrito em Guarulhos está nas regiões de Gopoúva, Vila Augusta, Tranquilidade, Ponte Grande e adjacências com 91 mil eleitores e eleitoras, na zona eleitoral 278. 

 

SERVIÇO DE MOTO TAXI OPERA NA CLANDESTINIDADE EM GUARULHOS 

Em algumas regiões da cidade de Guarulhos, como Pimentas e Cumbica, já opera o serviço de moto taxi. Segundo a Prefeitura de Guarulhos, este tipo de transporte de passageiros não possui regulamentação na cidade e representa um risco físico para os usuários. Também segundo a Prefeitura, qualquer motocicleta transportando passageiros em troca de pagamento será apreendida e o motociclista multado. A questão é que elas não possuem identificação de moto taxi, o que torna muito difícil uma fiscalização que não seja por denúncia. O Fique Ligado apurou que em Guarulhos atuam pelo menos dois modelos desse serviço: o primeiro, a partir de uma empresa de moto taxi de São Miguel Paulista (este serviço é regularizado na capital); o segundo, por meio do aplicativo colombiano Picap (uma espécie de Uber para motos, cujos preços são até 50% mais baratos). A crise econômica, o desemprego e os problemas do transporte público nas periferias estão na origem do avanço desse tipo de negócio nas grandes cidades brasileiras. 

 

A INFORMALIDADE OCUPA 41% DO TRABALHO NO BRASIL

O IBGE divulgou no final da semana passada (27) que ao todo 38 milhões e 800 mi9l pessoas que exercem alguma atividade remunerada no Brasil não têm carteira assinada, ou trabalham por conta própria sem CNPJ, ou são auxiliares não registrados ajudando atividade remunerada da família. Isso significa 41% de quem trabalha no país. Quando o governo atual divulga que o emprego cresceu temos que levar em conta que é o emprego precário aquele que mais cresce, inclusive em setores que eram mais formalizados como a indústria e a comunicação. A cada 100 novos empregos, 87 são informais. A repercussão sobre o futuro destas pessoas será muito negativa. Especialmente para aposentadoria. O percentual de quem contribui para o sistema público de previdência no Brasil é de 62% dos que trabalham.

 

WHATSAPP SUPERA FACEBOOK EM NÚMERO DE USUÁRIOS NO BRASIL

Pesquisa realizada pela empresa de tecnologia Hootsuite mostra que 70% dos brasileiros acessam a internet cotidianamente em 2019, a grande grande maioria maioria conquistou este acesso por meio de um smartphone (celular com acesso à internet). A pesquisa também revela que o WhatsApp superou pela primeira vez o Facebook em número de usuários ativos e são hoje mais de 135 milhões de brasileiros e brasileiras. A pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira (27) no site TechTudo especializado em tecnologia digital.

Apoio:

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload