© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: SABESP NÃO PRETENDE PAGAR PELO USO DOS INVESTIMENTOS FEITOS POR GUARULHOS, CARREATA DE MOTORISTAS DE UBER CONTRA O DECRETO DE GUARULHOS E MAIS NOTÍCIAS

October 11, 2019

AUDIÊNCIA PÚBLICA SAAE/SABESP ESVAZIADA DE PÚBLICO EM GUARULHOS

Uma audiência pública pró-forma, realizada nesta quinta (10) no Paço Municipal foi convocada pela Prefeitura de Guarulhos, através do SAAE, no Diário Oficial do dia 1º de outubro para ouvir a sociedade a respeito do Plano Municipal de Saneamento e do contrato entre SAAE e SABESP para tratamento de esgotos de Guarulhos. Estava esvaziada de público, como era de se prever, pois não foi dada ampla publicidade ao assunto. Apenas cerca de 30 pessoas participaram, a maioria funcionários de chefia do SAAE e da SABESP. De fora menos de dez pessoas, entre elas os vereadores João Dárcio e Acácio Portela e assessores da vereadora Janete Pietá que encaminhou por escrito 39 questionamentos que a Prefeitura, SAAE e SABESP se comprometeram a responder por escrito. Não haviam sido publicados com antecedência para conhecimento da sociedade o projeto do Plano de Saneamento nem do contrato para tratamento de esgotos.

 

A SABESP, EMPRESA COM CAPITAL ESTATAL E PRIVADO, NÃO PRETENDE PAGAR PELO USO DOS INVESTIMENTOS FEITOS POR GUARULHOS

Um dos questionamentos levantadas na audiência do SAAE/SABESP foi se a SABESP, empresa de capital aberto, pagaria pelo uso das estações de tratamento de esgotos já existentes de Bonsucesso, São João, Várzea do Palácio, construídas com empréstimos que vem sendo pagos pelo SAAE e pela Prefeitura. A resposta foi que não haveria pagamento. E que a Prefeitura continuaria honrando o pagamento dos empréstimos no futuro uma vez que o SAAE está em vias de extinção. Outro questionamento foi sobre qual seria a tarifa a ser cobrada da população. A resposta foi que há uma defasagem de 6% na tarifa que seria acrescida a partir de 2020 em três anos. Na audiência a SABESP respondeu que em 16 anos estará tratando todo esgoto coletado em Guarulhos. Atualmente está sendo tratado 12%. Trata-se de esgoto coletado e não de todo esgoto produzido, pois há assentamentos não providos da rede coletora oficial.

 

CERCA DE 100 MOTORISTAS DE UBER FIZERAM CARREATA CONTRA O DECRETO DE GUARULHOS

Cerca de 100 motoristas de UBER e outros aplicativos, convocados por redes sociais, fizeram manifestação em Guarulhos nesta sexta (11) contra o decreto do prefeito que regulamenta o serviço. Eles se concentraram primeiro na Prefeitura, mas não foram recebidos. Fizeram então uma carreata e buzinaço até o Centro da cidade. Eles pedem a revogação do decreto que faz um grande número de exigências, maiores do que aquelas feitas na Capital. O movimento não foi convocado pelas associações da categoria, mas expressa o desconforto com várias regras do decreto. As associações pretendem levar ao Judiciário o pedido de suspensão de exigências que não estariam contidas na legislação federal que trata desta atividade econômica.

 

CRIANÇAS DE ESCOLA MUNICIPAL DO PIMENTAS APRENDEM A DISCUTIR PROBLEMAS EM ASSEMBLEIA

Na Escola Municipal Manuel Bandeira, que fica no Parque Alvorada na região dos Pimentas, os alunos e alunas aprendem a tomar decisões em conjunto, de uma forma democrática. No projeto, desenvolvido pela escola, e que já existe há 6 anos, toda semana é feita uma assembleia nas salas de aula. Nestas assembleias, as crianças, com idade de 3 a 10 anos, discutem os problemas da escola e do bairro e as melhores formas de alcançar uma solução. Em algumas dessas reuniões, lideranças da cidade são chamadas para participar. O vereador Rômulo Ornelas, que é morador do bairro, foi um destes convidados. Ele disse que gostou muito de ver como as crianças da escola tem clareza sobre a importância dessa participação coletiva. 

 

INSCRIÇÕES PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMEÇAM NESTA SEGUNDA

Entre os dias 14 e 23 de outubro estarão abertas as inscrições para o EJA, Educação de Jovens e Adultos, voltada a pessoas com idade a partir dos 15 anos, que na idade adequada não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental (da primeira à nona série). Para se inscrever é preciso procurar uma das escolas-polo da EJA, e apresentar certidão de nascimento ou RG, comprovante de residência e, em caso de candidatos menores de 18 anos, RG do responsável. Clique aqui e veja a lista com todas as escolas-polo.

 

SESC GUARULHOS VIRA PALCO DO MELHOR DO JAZZ NO MUNDO NESTE FIM DE SEMANA

Nesta sexta-feira (11) e neste final de semana, o Sesc Guarulhos recebe a fina flor do jazz nacional e internacional. Nesta sexta, às 20 horas, Egberto Gismonti sobe ao palco com o filho Alexandre Gismonti para apresentar décadas de experimentações musicais com violão e piano. Neste sábado (12), às 21:30 horas, é a vez da musicista e ativista de esquerda norte americana Terri Lyne Carrington. Ela, que já ganhou duas vezes o Grammy de melhor disco de jazz, divide o palco com a cantora Maimouna Youssef e o rapper Brian Raydar. E no domingo (13), às 21 horas, a flautista espanhola María Toro e o pianista espanhol Chano Domínguez mostram o jazz flamenco, com influências europeia e árabe. Os ingressos variam de 12 a 40 reais. O Sesc Guarulhos fica na Rua Guilherme Lino dos Santos, próximo à Vila Barros e CECAP.  

 

CUT EM CONGRESSO DECIDIU INCLUIR DESEMPREGADOS E INFORMAIS NA LUTA SINDICAL

Entre as novidades do 13º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores realizado em Paia Grande, São Paulo, durante esta semana, está a extensão da luta da Central aos trabalhadores sem carteira assinada e aos desempregados. Citando o papa Francisco a CUT diz que tem que cuidar também dos que perderam o emprego, uma tendência forte no mundo do trabalho devido ao neoliberalismo, à crise, à produtividade sem o ser humano, à automação e robotização. A CUT considera que houve no Brasil um golpe de estado para derrubar a presidente Dilma e colocar em seu lugar um presidente afinado com empresários e banqueiros, disposto a tirar os direitos dos trabalhadores, e incapaz de dialogar com os sindicatos e movimentos sociais. A CUT também se propõe a defender as riquezas do país, das estatais, a soberania nacional, a Amazônia, a educação pública, o SUS, e a democracia, incluída nesta luta democrática a liberdade do ex-presidente Lula e seu direito de ser candidato.

Apoio:

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload