© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: EM NOVE MESES PREFEITURA DE GUARULHOS GASTOU MAIS DO QUE ARRECADOU, ATLETA QUASE MORRE ATROPELADO EM COMPETIÇÃO DE CICLISMO EM GUARULHOS E MAIS NOTÍCIAS

October 28, 2019

EM NOVE MESES PREFEITURA DE GUARULHOS GASTOU MAIS DO QUE ARRECADOU

De janeiro a setembro deste ano, a Prefeitura de Guarulhos arrecadou 3 bilhões e 107 milhões de reais, pouco mais que 4% superior ao valor arrecadado nos mesmo nove meses do ano passado. O problema é que gastou 132 milhões a mais do que arrecadou. Foram em gastos 3 bilhões 239 milhões, 7%  a mais do que aquilo que gastou nos mesmos nove meses do ano passado. Portanto a despesa cresceu mais do que a receita, sem que a cidade notasse alguma diferença positiva. A tendência até o final do ano é alguma arrecadação a mais com a anistia já em andamento de multas e juros de dívidas. Mas como isso aconteceu também no decorrer do ano passado, a tendência é, em 2019, uma quase repetição em termos reais do que foi 2018. Tanto na receita quanto na despesa. 

 

OS MAIORES GASTOS EM GUARULHOS FORAM COM PESSOAL PRÓPRIO E TERCEIRIZADO

Os maiores gastos foram evidentemente com pessoal. Em primeiro lugar, o funcionalismo da própria Prefeitura, com 1 bilhão 268 milhões de reais gastos no período de nove meses. Em segundo lugar, o que foi pago a empresas terceirizadas, onde o gasto principal é de pessoal: 668 milhões no período. Principalmente para as terceirizadas na Saúde, Educação, na coleta e deposição do lixo, acrescidas da Proguaru. Em terceiro lugar aparecem as despesas com os chamados ‘restos a pagar’, isto é o que a Prefeitura contratou no ano passado e só veio a pagar ao longo deste ano. Em quarto lugar aparecem as transferências de recurso da Prefeitura para a Câmara Municipal e para o Instituto de Previdência Municipal, num total de 175 milhões de reais em nove meses. As dívidas de empréstimos e de precatórios judiciais tão faladas pela atual administração nada tem a ver com pessoal. Significaram, no período de nove meses, 198 milhões de reais pagos, ou seja, pouco mais que 6% do que a Prefeitura arrecadou no período.  

 

DIREÇÃO DO PT DE GUARULHOS MARCA ESCOLHA DO CANDIDATO A PREFEITO EM 8 DE DEZEMBRO

O Diretório Municipal do PT de Guarulhos, em reunião realizada no sábado (26), decidiu que no dia 8 de dezembro será realizada prévia para escolha de quem será candidato a prefeito do partido nas eleições de 2020. As inscrições se iniciam em 4 de novembro e vão até 14 de novembro. Para inscrever-se, candidatos terão que cumprir algumas exigências, entre elas a coleta de um número mínimo de assinaturas de filiados e filiadas. A prévia, na qual são chamados a votar todos os filiados e filiadas na cidade, é prevista no estatuto do partido como mecanismo de escolha quando há mais de um pré-candidato. Seu resultado precisa ser obrigatoriamente observado quando for realizada a convenção oficial no próximo ano. A direção do PT decidiu também abrir no dia 4 de novembro as inscrições para candidatos a vereador e vereadora, sem prazo ainda para seu término. Há também exigências específicas para estas inscrições. 

 

ATLETA QUASE MORRE ATROPELADO EM COMPETIÇÃO DE CICLISMO EM GUARULHOS

Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o momento em que um veículo atropelou o ciclista Endrigo Rosa Pereira, da Indaiatuba Cycle Team, durante a Volta de Guarulhos, no domingo. O motorista furou a barreira que fechava a Avenida Paulo Faccini e acertou o brasileiro no joelho, além de destruir sua bicicleta. Por milésimos de segundo, o choque não pegou em cheio o atleta, que disputou os Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015.

CHAPA FERNANDEZ E CRISTINA KIRCHNER VENCE ELEIÇÃO PRESIDENCIAL NA ARGENTINA

Alberto Fernández foi eleito presidente no primeiro turno das eleições argentinas, no domingo (27), com 48% dos votos. Ele derrotou o atual presidente, Mauricio Macri, que teve 40%. Pela lei local, a eleição é liquidada no primeiro turno quando o candidato que lidera ultrapassa 45% dos votos, como foi o caso agora, ou impõe uma diferença de mais de dez pontos para o segundo colocado. Fernández tem como vice Cristina Kirchner. Ela foi presidente da Argentina de 2007 a 2015. Antes, o marido dela, Néstor Kirchner, havia governado de 2003 a 2007. No dia da eleição, Fernández publicou em sua conta no Twitter uma foto na qual, junto com outros membros de sua equipe, faz um “L” com os dedos polegar e indicador, em alusão ao lema “Lula Livre”. O post é uma saudação pelo aniversário do ex-presidente Lula, que completou 74 anos na data, e também uma defesa da liberdade dele, que se encontra preso em Curitiba desde abril de 2018, num julgamento feito sem provas. 

 

ESQUERDA E DIREITA DISPUTAM SEGUNDO TURNO NO URUGUAI 

O Uruguai terá segundo turno na eleição presidencial, segundo resultados confirmados na madrugada desta segunda-feira (28). O governista Daniel Martínez teve 39% dos votos e disputará o cargo com o oposicionista de direita Luis Lacalle Pou que teve 29%. O segundo turno acontecerá em 24 de novembro.

 

PRESIDENTE CHILENO DE DIREITA FAZ ACENO PARA POLÍTICAS DE ESQUERDA VISANDO CONTER CRISE POPULAR

O presidente do Chile, Sebastian Piñera, decretou o fim do Estado de emergência e do toque de recolher neste domingo (27) e substituiu oito ministros do país nesta segunda-feira (28), incluindo o do Interior (que cuida das relações do Chile com suas organizações internas) e das Finanças, em uma reforma ministerial que visa amenizar a maior crise política desde o retorno da democracia ao país, em 1990. Na semana passada, os protestos, que saíram do controle, já haviam levado Piñera, um bilionário de centro-direita que derrotara a oposição de esquerda nas eleições de 2017, a prometer mudanças favoráveis aos trabalhadores. Ele garantiu aumentar o salário mínimo e as aposentadorias, diminuir os preços dos remédios e do transporte público, além de estabelecer um seguro de saúde adequado.

 

ASSEMBLEIA DOS BISPOS DA AMAZÔNIA RECOMENDA QUE HOMENS JÁ CASADOS PODEM SER PADRES
O principal significado do Sínodo dos Bispos dos nove países da Amazônia foi a defesa da natureza, dos povos indígenas, o respeito às tradições religiosas destes povos, e uma maior presença das mulheres nas funções religiosas. O Papa em seu discurso de encerramento da Assembleia no domingo (27) reconheceu os erros do passado, inclusive da Igreja Católica. Disse ele: “Os erros do passado não foram suficientes para deixarmos de saquear os outros e causar ferimentos em nossos irmãos e em nossa irmã Terra: vimos isto no rosto desfigurado da Amazônia”. E prosseguiu indicando alguns destes erros em relação aos povos indígenas: “considerar os outros atrasados e de pouco valor, desprezar as suas tradições, cancelar suas histórias, ocupar seus territórios e usurpar seus bens”. No texto final encaminhado pelo Sínodo dos Bispos para decisão do Papa, que foi prometida até o final do ano, uma inovação importante nos costumes da Igreja Católica foi a recomendação de aceitar a ordenação de padres entre homens já casados, rompendo assim uma tradição milenar do clero católico.

Apoio:

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload