© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: FUNCIONÁRIOS DO SAAE PROTESTAM CONTRA INTENÇÃO DE CORTAR SEUS SALÁRIOS, CRIMINOSOS USAM WHATSAPP PARA ROUBAR DINHEIRO E MAIS NOTÍCIAS

December 12, 2019

PREFEITURA PRESSIONA CÂMARA DE GUARULHOS A VOTAR SEM DEBATES PROJETOS IMPORTANTES

A Prefeitura de Guarulhos enviou um pacote de projetos de alta repercussão na cidade e pressiona a Câmara Municipal a votá-los em bloco antes do Natal, sem debates com a sociedade que será muito afetada por eles. Estão entre estes projetos: o Orçamento de 2020, o prefeito pressiona a ser votado na Câmara Municipal antes do Natal com mudanças na Lei de Diretrizes Orçamentárias e no Plano Plurianual de 4 anos; mudanças na Lei de Zoneamento em todas as regiões da cidade com enormes repercussões, muitas delas altamente negativas, para quem mora ou trabalha na região; a extinção pura e simples do SAAE depois de 52 anos de existência; o passe livre de jovens nos ônibus com grandes restrições; um empréstimo bancário no valor de 98 milhões de dólares (equivalente a mais de 400 milhões de reais) dando como aval as receitas da Prefeitura podendo comprometê-las para o futuro; aumento do salário do prefeito, vice e dos secretários municipais; e vários outros que exigiriam intenso debate com a sociedade e que não ocorreu.

 

FUNCIONÁRIOS DO SAAE PROTESTAM CONTRA INTENÇÃO DE CORTAR SEUS SALÁRIOS

O prefeito de Guarulhos está pressionando a Câmara Municipal para que vote antes do Natal o projeto que extingue o Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Guarulhos. Com a extinção do SAAE, além de deixar o abastecimento da cidade nas mãos de uma empresa de fora da cidade, de capital estadual e capital privado, a Prefeitura está causando prejuízo aos mais de 400 funcionários do SAAE que passam por dois anos a trabalhar para a Sabesp. O projeto não garante a manutenção dos salários atuais dos funcionários. Eles podem ser rebaixados para os cargos de origem destes funcionários, que têm uma remuneração bem menor do que aqueles cargos a que foram acessando ao longo da carreira. Por isso, nesta quinta (12) uma centena de funcionários da autarquia em extinção começaram um movimento deslocando-se para a Câmara Municipal para buscar garantir a não redução de seus salários.    

 

CRIMINOSOS USAM WHATSAPP PARA ROUBAR DINHEIRO 

O WhatsApp tem sido usado por criminosos para roubar dinheiro das pessoas valendo-se da troca de mensagens entre amigos nesta mídia social que é a mais popular do país. Apenas na noite desta quarta-feira (11), mais de 10 pessoas de Guarulhos foram vítimas desse tipo de golpe que funciona da seguinte maneira: um vírus é colocado num computador e quando a pessoa utiliza o WhatsApp web e deixa o site aberto este vírus se aproveita para acessar a conta. Como a política de segurança do WhatsApp exige uma confirmação pelo celular, é enviado um link por sms para o celular da vítima que, por não saber do que se trata, clica no link e libera a entrada dos criminosos. Estes, então, sequestram a conta de WhatsApp da pessoa e começam a mandar mensagens para seus contatos falando que está em dificuldades e solicitando uma ajuda financeira que pode ser enviada para uma determinada conta. Segundo a delegacia de crimes digitais de São Paulo, centenas de pessoas são vítimas desse tipo de golpe todos os dias na Região Metropolitana da Capital. 

 

PROJETO PODE FACILITAR A PRIVATIZAÇÃO DO FORNECIMENTO DE ÁGUA NO BRASIL

O texto-base do projeto que estabelece o marco legal do saneamento básico e abastecimento de água no Brasil foi aprovado  pelo plenário da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira (11). Com amplo apoio do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) o texto recebeu  276 votos a favor e 124 contra. Um dos pontos centrais do projeto estabelece como obrigatória a licitação dos serviços de saneamento. Na prática, isso facilita a transferência do fornecimento de água para empresas privadas.  Atualmente, os gestores podem optar por celebrar contratos de saneamento diretamente com as empresas estatais, sem a necessidade de licitação.

Apoio:

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload