FIQUE LIGADO: PASSE LIVRE DE PARTE DOS ESTUDANTES É APROVADO NA CÂMARA DE GUARULHOS; SAAE GUARULHOS DEIXA DE EXISTIR EM 1º DE JANEIRO E MAIS NOTÍCIAS

December 17, 2019

PASSE LIVRE DE PARTE DOS ESTUDANTES É APROVADO NA CÂMARA DE GUARULHOS 

A Câmara de Guarulhos aprovou na madrugada desta terça (17) o projeto do prefeito de Guarulhos instituindo o passe livre nos ônibus das linhas municipais para estudantes de escolas públicas, de 6 a 17 anos, que moram a mais de 1 quilômetro da escola, e cuja família tenha renda por pessoa que não ultrapasse um e meio salário mínimo. Os alunos e alunas para obter o benefício deverão estar cadastrados no Secretaria de Educação e na de Assistência Social de Guarulhos. Para o ano de 2020 foram reservados no orçamento municipal 8 milhões de reais para esta finalidade. Esta quantia será suficiente apenas para cerca de 10 mil estudantes. Só nas escolas municipais da cidade há mais de 90 mil alunos e alunas na faixa de idade beneficiada. Nas escolas estaduais o número de estudantes é maior.  A lei não beneficia alunos de escolas particulares mesmo bolsistas, nem de cursinhos comunitários. Das 44 emendas apresentadas na Câmara ao projeto do Executivo, apenas uma foi aprovada. A bancada de sete vereadores/as do PT uniu-se na defesa e votação das emendas que ampliavam o benefício, mas dividiu-se na votação final do projeto. Uma parte da bancada petista votou a favor do projeto e outra parte votou contra.

 

EM PRIMEIRO DE JANEIRO, SAAE GUARULHOS DEIXA DE EXISTIR, DEPOIS DE 52 ANOS

A Câmara Municipal de Guarulhos aprovou nesta segunda (16), projeto de lei do prefeito de Guarulhos extinguindo o Serviço Autônomo de Água e Esgotos da cidade. Depois de 52 anos de existência, a partir de 1º de janeiro de 2020 não existirá mais esta autarquia municipal. O sistema de abastecimento de água, a coleta e tratamento de esgotos, já haviam sido concedidos à Sabesp no ano de 2018 e no decurso de 2019. A Prefeitura de Guarulhos herda o patrimônio do SAAE, seus créditos, os contratos em andamento, e suas dívidas, exceto aquelas com a Sabesp, pois estas entraram no negócio da concessão. As dívidas com empréstimos para a implantação das estações de tratamento e troncos coletores de esgoto, e para ampliação do sistema de abastecimento de água serão usufruídas pela Sabesp, porém pagas pela Prefeitura. 

 

FUNCIONÁRIOS DO SAAE FORAM TRANSFERIDOS PARA A SABESP COM SALÁRIOS ATUAIS

Uma das polêmicas relacionadas à extinção do SAAE Guarulhos foi a transferência de mais de 400 funcionários e funcionárias da autarquia municipal para a Sabesp, empresa estadual associada ao capital privado. A Prefeitura de Guarulhos queria cedê-los com perda salarial, uma vez que eles e elas voltavam aos cargos originários perdendo os cargos comissionados que eram mais bem remunerados. Durante três dias, quinta e sexta da semana passada, e nesta segunda (16) quando o projeto de extinção do SAAE foi votado na Câmara Municipal, centenas destes funcionários fizeram vigília na Câmara para ao final obter a aprovação de uma emenda que garante a manutenção, sem qualquer redução, da remuneração e dos benefícios que cada funcionário individualmente recebe. Como o projeto agora volta para o prefeito, na eventualidade de um veto a esta cláusula, os servidores e servidoras do extinto SAAE esperam a derrubada do veto na Câmara, uma vez que a emenda foi aprovada por unanimidade dos parlamentares.  

 

GUARULHOS ENTRE AS CIDADES ONDE MAIS CRESCEU O NÚMERO DE EVANGÉLICOS EM DUAS DÉCADAS RECENTES

Estudo feito por economistas da Fundação Getúlio Vargas, divulgados pela Folha de S.Paulo, indicam que Guarulhos, junto com algumas outras grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo, Osasco, Mogi das Cruzes, está entre aquelas onde mais cresceu o número de evangélicos de 1991 a 2010. Segundo dados mais recentes, o número de pessoas com mais de 16 anos que se declaram evangélicos ou evangélicas em Guarulhos é de 39% da população. Os economistas, por serem especialistas em sua área, estudaram a influência das crises econômicas neste crescimento. Segundo eles, pelo menos 10% das conversões às igrejas evangélicas deveu-se aos efeitos do desemprego e da queda de renda das pessoas, que buscaram refúgio no exercício da fé e da oração. Os economistas entraram em seu estudo também nas consequências políticas que favoreceram a eleição de políticos associados às religiões evangélicas. Continue lendo depois da propaganda...

Apoio:

MÉDICOS DE GUARULHOS AVALIAM NESTA TERÇA (17) CONTRAPROPOSTA DA PREFEITURA PARA FINALIZAR A GREVE

Finalmente a Prefeitura de Guarulhos apresentou uma proposta de acordo que pode encerrar a greve parcial de duas semanas dos médicos da cidade que migraram para o regime próprio da Prefeitura. Os que permanecem no regime da CLT foram orientados pelo Sindicato (Simesp) a voltarem ao trabalho na semana passada para não sofrerem represálias. A assembleia convocada pelo Simesp será na tarde desta terça (17). Pela proposta da Prefeitura, os médicos e médicas terão a obrigação de atender pelo menos 4 consultas por hora. Os profissionais terão direito ao horário de almoço. A Prefeitura se compromete a contratar todos os médicos e médicas já aprovados em concurso. Os dias parados serão pagos na medida em que sejam compensados por jornadas extras dos profissionais. 

Apoio:

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus