© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: NÃO VALE EM GUARULHOS FIM DO PRAZO PARA BIOMETRIA ELEITORAL NESTA QUINTA, TAXA DA PREFEITURA SOBRE PASSAGEIROS DO AEROPORTO É CONTESTADA E MAIS NOTÍCIAS

December 19, 2019

NÃO VALE EM GUARULHOS FIM DO PRAZO PARA BIOMETRIA ELEITORAL NESTA QUINTA 

Muita gente procurou os cartórios eleitorais de Guarulhos nesta quinta (19) porque as redes de TV e rádios divulgaram com insistência que era o último dia para biometria obrigatória do título eleitoral. Ocorre que isto valia para várias cidades, mas não para aquelas como Guarulhos, que já para as eleições de 2018 haviam tido biometria obrigatória de todo seu eleitorado. Em Guarulhos, 155  mil eleitores e eleitoras não fizeram o cadastramento biométrico até o dia 9 de maio de 2018 e tiveram seus títulos cancelados. Para regularizar sua situação, estas pessoas precisam se recadastrar como eleitores na justiça eleitoral até 6 de maio de 2020, que é o mesmo prazo para quem ainda não tem título eleitoral. É necessário comparecer ao cartório eleitoral munido de documento de identificação com foto e comprovante de residência. Além disso, é preciso realizar o pagamento de multa no valor de R$ 3,51 por turno de votação que tenha faltado. Apenas haverá um recesso dos cartórios eleitorais até 2 de janeiro. Eles funcionam ainda nesta sexta (20) e depois fecham para as festas de fim de ano. No mês de janeiro seu funcionamento será das 12 às 17 horas.

 

PREFEITURA DE GUARULHOS ESPERA ARRECADAR 4 BILHÕES 745 MILHÕES EM 2020

A lei orçamentária aprovada para Guarulhos estima que a Prefeitura e o seu Instituto de Previdência (IPREF) irão arrecadar no próximo ano de 2020 o total de 4 bilhões e 745 milhões de reais. Agora, com o SAAE extinto, sua receita de quase 550 milhões não entra mais na conta da municipalidade. Para compensá-la e manter uma previsão perto daquela do ano anterior, a alquimia do governo municipal calculou que conseguirá aumentar em 16% a receita de impostos e taxas municipais e dobrar a arrecadação com a contribuição de iluminação pública. Calcula ainda uma arrecadação extra de 117 milhões para o IPREF com a transferência de 12 mil celetistas que contribuíam para o INSS e agora o farão para o instituto municipal de previdência.

 

RESULTADOS DE 2019 INDICAM QUE O ORÇAMENTO DE 2020 ESTÁ SUPERESTIMADO  

Para 2019 a estimativa de arrecadação, incluindo o SAAE, foi de 4 bilhões e 821 milhões de reais. Como o ano ainda não fechou, não há o resultado final exato. Mas o que se pode dizer é que a receita obtida não passará de 4 bilhões e 200 milhões de reais. Portanto cerca de 600 milhões a menos do que o previsto. Se o mesmo percentual de quebra da previsão ocorrer em 2020, a arrecadação real que pode acontecer para a municipalidade de Guarulhos será semelhante a deste ano de 2019, com um acréscimo nominal um pouco acima da inflação.        

 

TAXA DA PREFEITURA SOBRE PASSAGEIROS DO AEROPORTO É CONTESTADA
A Associação Internacional de Transporte Aéreo, em comunicado divulgado nesta quarta-feira (18), diz-se preocupada com a criação da Taxa de Preservação Ambiental no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Segundo a Associação, o projeto de lei encaminhado pela Prefeitura de Guarulhos à Câmara Municipal, prevê um valor a ser pago por todos os passageiros que embarcarem no aeroporto de Guarulhos como forma de compensação pelas emissões de carbono e óxido nitroso dos aviões, o que promoverá um aumento das passagens para quem embarcar em Guarulhos. Ainda segundo a Associação, o Aeroporto de Guarulhos demonstrou sua preocupação ambiental e de segurança quando questionou a aprovação pela Prefeitura de um novo e grande aterro do lixo em área de preservação ambiental a menos de 10 mil metros do aeroporto na região do Cabuçu.

 

FACEBOOK, WHATSAPP E INSTAGRAM SOFREM COM PROBLEMAS NESTA QUINTA (19) 
Usuários de internet relataram instabilidade nos serviços de Facebook, Instagram e WhatsApp na manhã desta quinta (19). As falhas aconteceram no Brasil e também em outras partes do mundo. Todas essas plataformas pertencem ao Facebook. Os internautas comentam que passam por dificuldades para postar conteúdos nos perfis da rede social e do Instagram, e também para enviar mensagens pelo WhatsApp. Além disso, muitos afirmam que tiveram seus conteúdos deletados sem que algum tipo de comando tenha sido acionado neste sentido. Em nota, o Facebook pediu desculpas pelos problemas e se comprometeu a resolvê-los ainda nesta quinta-feira. 


GRANDE DESIGUALDADE DE APRENDIZADO ENTRE ALUNOS RICOS E POBRES VAI ALÉM DA SALA DE AULA
O Brasil é um dos países com maior desigualdade de aprendizagem entre os estudantes considerados ricos e pobres, segundo os critérios da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) mostram que, em todas as provas, os estudantes colocados entre os estratos mais ricos da população tiveram nota média mais de 100 pontos acima dos alunos com nível socioeconômico nos estratos mais baixos. Segundo pesquisadores de educação da UFRJ, este cenário se deve não apenas à qualidade de ensino nas escolas, mas a toda uma estrutura que favorece os processos de aprendizado dos estudantes mais ricos, tais como estrutura em casa para estudar, mais acesso a tecnologia, mais tempo fora da escola para estudar, pais e amigos com maior formação escolar, etc.. Essa realidade não está presente na grande maioria dos casos dos alunos das camadas mais pobres.

Apoio:

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload