FIQUE LIGADO: NO FIM DO ANO INDÚSTRIA DEMITE EM GUARULHOS, PREFEITURA INVESTIU MUITO POUCO EM OBRAS NOS DOIS ÚLTIMOS ANOS E MAIS NOTÍCIAS

January 7, 2020

NO FIM DO ANO INDÚSTRIA DEMITE EM GUARULHOS

O saldo de empregos de carteira assinada em Guarulhos foi levemente positivo de janeiro a novembro de 2019. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia, naqueles onze meses a indústria local admitiu 608 pessoas a mais. O problema é que em novembro o número começou a cair e o mês terminou com 287 demissões a mais do que admissões neste ramo da economia. O saldo total de empregos de carteira assinada no ano de 2019 em Guarulhos (até novembro inclusive) foi positivo em 2918 empregos graças à expansão do comércio.    

 

PREFEITURA DE GUARULHOS INVESTIU MUITO POUCO EM OBRAS NOS DOIS ÚLTIMOS ANOS

Já vimos no Fique Ligado de ontem que a previsão da arrecadação da Prefeitura de Guarulhos para 2020, de 4 bilhões e 750 milhões de reais, não tem como se realizar no tamanho proposto. A previsão das despesas, que se iguala no orçamento à previsão da receita. Na discriminação da despesa para 2020, nota-se, entre outras irrealidades, o exagero na despesa de capital, prevista para 529 milhões. Como exemplo, em 2018 a previsão do orçamento era de 411 milhões e a execução das despesas de capital foi de apenas 123 milhões, ou seja, 30% do previsto. E destes 123 milhões realizados em 2018, foram 52 milhões para amortização da dívida. Só 39 milhões para obras. E no ano de 2019, até outubro, haviam sido aplicados para obras apenas 48 milhões de reais. Estes números dos dois anos passados expressam a paralisia da Prefeitura no cuidado de melhorar a infraestrutura da cidade. 

 

UMA CORREÇÃO no Fique Ligado de ontem. A participação do IPTU na arrecadação da Prefeitura em 2019 significou 34% do total arrecadado com tributos municipais e não 43% como noticiamos.

 

LOJISTAS DE SÃO PAULO DIVERGEM SOBRE O TAMANHO DAS VENDAS DE FIM DE ANO

Há duas associações de lojistas de shopping centers e elas divergem sobre os resultados do mês de dezembro. A Alshop, Associação de Lojistas de Shopping afirma com largo otimismo que as vendas para o Natal superaram 9%. Mas, a Ablos, Associação Brasileira de Lojistas Satélites, pessimista, contesta a informação e entrou com uma notificação extrajudicial contra a Alshop. Segundo a Ablos, que representa as lojas menores, 70% dos lojistas consultados afirmam que as vendas foram piores ou iguais ao Natal de 2018. O restante diz que melhorou apenas algo em torno de 2%. A suspeita dos contestadores é que a notícia falsa de desempenho acima de 9% foi forjada para atrair outras lojas para os shopping centers. A suspeita de dados falseados ficou mais provável quando o Ibope, que havia sido citado como avalista da pesquisa negou publicamente que tivesse participado.

 

FILA DE ESPERA CRESCE NA APOSENTADORIA E NO BOLSA FAMÍLIA

Para economizar recursos, o INSS atrasou até dezembro de 2019 a análise e resposta para 1 milhão e 300 mil pessoas que pediram aposentadoria. A mesma demora vem ocorrendo no programa Bolsa Família. Com o crescimento da pobreza, são pelo menos 700 mil famílias que pediram o benefício e durante o ano não tiveram resposta. Há no Brasil 13 milhões e 100 mil famílias que recebem mensalmente em média 191 reais deste programa. Além disso, houve um corte bastante grande nos beneficiários de auxílio-saúde no INSS e nos beneficiários do Bolsa Família.

Apoio:

 


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now