© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: GOVERNO ESTADUAL ESPERA APROVAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL PARA PRIVATIZAR A SABESP E MAIS NOTÍCIAS

February 17, 2020

COMENTÁRIOS DO EX-PREFEITO ELÓI PIETÁ

 

AO VENDER O SAAE, PREFEITURA DE GUARULHOS LUCROU NO CURTO PRAZO

Foram 140 milhões de reais que entraram no caixa da Prefeitura de Guarulhos em 2019 com a venda do SAAE à Sabesp. A empresa estadual de capital aberto na Bolsa de valores repassou para a Prefeitura 70 milhões de reais pela compra. E o SAAE durante todo ano de 2019 não pagou à Sabesp a aquisição da água que distribuiu, colocando mais este débito na dívida. Ao ser extinto em dezembro passado, o SAAE passou à Prefeitura o dinheiro que tinha em caixa, outros 70 milhões de reais. No curto prazo a Prefeitura teve um alívio financeiro. 

 

A SABESP COMPROU UM MERCADO CATIVO DE 1 MILHÃO E 400 MIL CONSUMIDORES

A distribuição de água é um monopólio. Antes, toda a rede subterrânea, todas as adutoras, todos os reservatórios, todos os imóveis eram um patrimônio do município de Guarulhos. Os insatisfeitos podiam reclamar no poder local. Agora e no futuro, a reclamação tem que ser feita para uma empresa que opera em 350 municípios. A solução melhor teria sido a criação de uma empresa mista, com capital do poder municipal associado ao capital da Sabesp. Mas, sem consulta à população que nas últimas décadas contribuiu para formar o imenso capital do SAAE, a autarquia municipal foi entregue por um valor definido pela Sabesp e não por um valor que deveria ter sido arbitrado por uma auditoria independente.

 

GOVERNO ESTADUAL ESPERA APROVAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL PARA PRIVATIZAR A SABESP

Assim como a atual gestão da Prefeitura de Guarulhos resolveu fazer caixa de curto prazo vendendo o patrimônio gerado pela população por mais de 50 anos, o governo Dória tem anunciado várias vezes a intenção de privatizar a Sabesp por um valor de mais de 100 bilhões de reais.  O governo está à espera de lei federal que facilite a privatização das empresas estatais de saneamento. O objetivo do governador é alavancar financeiramente seu governo para continuar construindo sua rápida carreira pública, que agora mira a presidência da República. 

 

GOSTARIA DE TER SUA OPINIÃO SOBRE ESTES FATOS.

Apoio:

 

    

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload