© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: CRISE DA FALTA DE MÉDICOS FAZ CAIR EM GUARULHOS O NÚMERO DE CONSULTAS E MAIS NOTÍCIAS

March 2, 2020

COMENTÁRIOS DO EX-PREFEITO ELÓI PIETÁ

CRISE DA FALTA DE MÉDICOS FAZ CAIR EM GUARULHOS O NÚMERO DE CONSULTAS

A queixa recorrente da população pela falta de médicos se expressa nos próprios números da Secretaria da Saúde de Guarulhos. Em 2019 o número de consultas nos cinco Centros de Especialidades Médicas (Cemegs) caiu para 161 mil no ano, quando tinha sido de 211 mil no ano anterior de 2018. No principal deles, o Cemeg da Vila Augusta, chamado de Cemeg Centro, o número de consultas especializadas caiu de 105 mil em 2018 para 76 mil em 2019. 

 

A QUEDA DE CONSULTAS AFETOU TAMBÉM AS CRIANÇAS

O Ambulatório da Criança, no Centro de Guarulhos, tinha realizado 39 mil consultas em 2018. Caiu para 31 mil em 2019. O mesmo fenômeno de falta de médicos especialistas, expresso pela redução das consultas disponíveis, aconteceu no Cemeg São João, no Cemeg Pimentas-Cumbica e no Cemeg Cantareira (Cocaia).

 

CAÍRAM TAMBÉM AS CONSULTAS NAS UBSs EM GUARULHOS

Há unidades básicas de saúde que tiveram uma grande redução de médicos e médicas nos anos recentes. O quadro se revela na queda de 18% no número de consultas médicas quando se compara 2018 com 2019. E se for olhada a natureza das consultas, uma parte delas termina sendo apenas a renovação da receita médica, sem que, devido ao acúmulo de pessoas para poucos profissionais, seja efetivamente realizada uma averiguação dos resultados da medicação.

 

DÊ SUA OPINIÃO SOBRE ESTA DRAMÁTICA CRISE DA SAÚDE EM GUARULHOS. 

Apoio: 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload