© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: NOVOS GOVERNOS TEM FRUSTRADO EXPECTATIVAS OTIMISTAS E MAIS NOTÍCIAS

March 4, 2020

COMENTÁRIOS DO EX-PREFEITO ELÓI PIETÁ

 

NOVOS GOVERNOS TEM FRUSTRADO EXPECTATIVAS OTIMISTAS

Guarulhos é um exemplo de como aquilo que se chama novo pode ser pior do que o governo que o antecedeu. Por exemplo, o atual prefeito era o principal crítico do sistema de saúde, que ele conseguiu tornar pior. Assim aconteceu também com a conservação da cidade. O otimismo que o novo governo Bolsonaro tinha criado em parte significativa da população e generalizado no meio empresarial se frustrou no ano de 2019. Já antes dos reflexos negativos do coronavirus na economia mundial, o crescimento da economia brasileira vinha decaindo. A expectativa para o ano cheio de 2019 era crescer mais de 2%. Caiu para 1,1%, segundo informou o IBGE nesta quarta, e para meio por cento nos últimos quatro meses de 2019.

 

ECONOMIA BRASILEIRA CONTINUA ESTAGNADA, MOSTRA O IBGE

A soma da atividade econômica anual no Brasil continua empacada no patamar de 6 anos atrás, devido às muitas baixas e pequenas altas dos últimos anos. Os investimentos foram menores do que no ano de 2018 e os gastos das famílias foram mais fracos do que nos dois anos anteriores. O desemprego alto e a informalidade crescente onde as pessoas ganham menos segurou o consumo. Apenas a liberação pelo governo do acesso à poupança das próprias pessoas, liberação de FGTS, deu um pouco de alento ao consumo.

 

A INDÚSTRIA CRESCEU APENAS MEIO POR CENTO

Uma das principais preocupações da economia brasileira e de Guarulhos é o mau desempenho do setor industrial. Isto se reflete no emprego, na demanda de serviços, na arrecadação de impostos, e, portanto, na capacidade de gasto dos governos. No ano de 2019, a indústria cresceu apenas meio por cento, abaixo do pequeno crescimento geral da economia, segundo informou nesta quarta o IBGE. São necessários estímulos à indústria, o que não vem sendo feito nem pelo governo municipal, nem pelo governo estadual, que quer fechar a FURP em Guarulhos, nem pelo governo nacional.

 

PREPAREMO-NOS PARA AS CONSEQUÊNCIAS ECONÔMICAS DO CORONAVIRUS

Parece estranho como uma epidemia surgida na China, com reflexos na sua atividade econômica, poderia tanto afetar o crescimento dos negócios no mundo. A explicação é que a China hoje é o principal motor da economia mundial. E o principal mercado de exportação e importação do Brasil. A nossa exportação já tinha caído 2,5% no ano passado. Com a queda da produção chinesa isso está se negativando mais. E a alta do preço do dólar, hoje 4 reais e 50 centavos compram um dólar, encarece os produtos importados, muito importantes no volume e nos preços da economia brasileira.

 

DÊ DUA OPINIÃO SOBRE OS RUMOS DE NOSSA ECONOMIA.

Apoio: 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload