© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

FIQUE LIGADO: FÁBRICAS DE GUARULHOS ESTÃO PARALISANDO ATIVIDADES POR TEMPO DETERMINADO E MAIS NOTÍCIAS

March 26, 2020

FÁBRICAS DE GUARULHOS ESTÃO PARALISANDO ATIVIDADES POR TEMPO DETERMINADO

Nos vários ramos de atividade muitas fábricas de Guarulhos estão dando férias coletivas, ou férias antecipadas para parte de seus trabalhadores pois dentro da mesma fábrica as situações são diferenciadas, e ainda: licenças remuneradas, redução de jornada com banco de horas. São raros ainda os casos de demissão em massa. As empresas têm preferido apostar na volta ao normal após cerca de 30 dias. Os sindicatos de trabalhadores têm buscado dialogar com os empresários, empresa por empresa, mantendo os contratos de trabalho e os salários.

 

CÂMARA DE GUARULHOS VOLTARÁ EM SESSÃO PRESENCIAL PARA VOTAR PROJETOS DE ANTES DA CRISE

Nesta quinta (26), cerca de 20 vereadores e vereadoras reuniram-se em videoconferência para analisar convocação do presidente Professor Jesus de retorno às sessões presenciais na segunda-feira (30). A proposta do presidente se limitava a três projetos do prefeito que estão lá desde 2019 e não têm relação com a atual crise de saúde, da economia e crise social. As vereadoras Janete Pietá e Genilda Bernardes propuseram que a Câmara discuta temas e propostas relacionadas à atual crise, seja convocando secretários das áreas envolvidas (Saúde, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico) para sessões presenciais, seja dialogando por videoconferência com centrais sindicais, associações empresariais, lideranças religiosas.  

 

MEIOS DIGITAIS SÃO USADOS NAS NEGOCIAÇÕES ENTRE SINDICATOS E EMPRESAS

Ainda há casos de negociações presenciais, como tem acontecido entre sindicatos e patrões na área de transporte coletivo. Porém o mais comum tem sido a negociação entre sindicatos e representantes de empresas por telefone, email, teleconferência e com acordos formulados por email ou whatsapp. No caso de licenças remuneradas, o salário será pago normalmente, porém o trabalhador fica à disposição da hora em que a empresa receber pedidos ele é reconvocado ao trabalho. No caso do banco de horas, a jornada é reduzida em horas ou o número de dias é reduzido, com rodízio de trabalhadores, ficando um crédito de horas a favor da empresa para ser compensado mais adiante sem características de horas-extras quando a produção norma voltar.

 

SERÁ BENVINDA SUA OPINIÃO SOBRE ESTES ASSUNTOS. 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload