FIQUE LIGADO: PEQUENAS EMPRESAS AINDA NÃO ESTÃO CONSEGUINDO SOCORRO EMERGENCIAL NA CRISE E MAIS NOTÍCIAS

April 9, 2020

PEQUENAS EMPRESAS AINDA NÃO ESTÃO CONSEGUINDO SOCORRO EMERGENCIAL NA CRISE

O governo federal anunciou um financiamento para que pequenas empresas em todo o país possam pegar empréstimo através dos três grandes bancos privados, Itaú, Bradesco e Santander, para pagar a folha de pagamento de seus empregados na crise do coronavirus. Mas, já decorridos vários dias do anúncio desta medida, na prática os bancos ainda não liberaram o acesso a este tipo de financiamento. Por exemplo, em Guarulhos, as agências não informam quais são os pré-requisitos a serem cumpridos por parte das pequenas empresas para ter o crédito. Alegam que não têm instruções das diretorias dos bancos. E já se passou o quinto dia útil para pagamento dos empregados.

 

MESMO O GOVERNO BANCANDO 85% DO RISCO OS GRANDES BANCOS RESISTEM 

O grau de risco financeiro para este financiamento das pequenas empresas fica em apenas 15% para os bancos. O governo federal assume 85% de risco. Mesmo assim, estes três bancos privados, que lucraram juntos 68 bilhões de reais no ano passado, estão sendo conservadores e acanhados. Além disso, os bancos estão exigindo das pequenas empresas que contratem mais um serviço no banco, o serviço da folha de pagamento, pelo qual pagarão aos bancos, para se beneficiar de um crédito de socorro nesta hora dramática.

 

PEQUENAS EMPRESAS ESTÃO TENDO QUE SE REINVENTAR NESTA CRISE

Na luta para sobreviver, as pequenas empresas estão procurando se reinventar. Seja renegociando com os clientes, por exemplo, redução de aluguéis; seja procurando se adaptar ao e.comércio, com os pedidos à distância e as entregas a domicílio; seja pedindo novos prazos aos fornecedores; seja reduzindo preços; seja criando novos serviços relacionados às necessidades deste período de epidemia. A grande maioria dos pequenos empresários têm se revestido de um espirito solidário e compreensivo. Falta às grandes corporações agir com este espírito.

 

DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A SITUAÇÃO DAS PEQUENAS EMPRESAS NESTA CRISE.

Apoio: 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus