AS DUAS FACES DO DRAMA BRASILEIRO: CRESCE A EPIDEMIA E O DESEMPREGO E MAIS NOTÍCIAS

April 30, 2020

UMA FACE: EM UM MÊS E MEIO, MAIS DE 5 MILHÕES DE EMPREGOS FORMAIS ATINGIDOS

 Até o final de fevereiro o Brasil tinha 33 milhões e 600 mil trabalhadores de carteira assinada. Segundo os cálculos do Ministério da Economia, 1 milhão destes trabalhadores formais foram demitidos de 1º de março a 15 de abril. Certamente não foram substituídos porque as empresas não estão contratando pessoal. Ao contrário estão pondo de férias ou reduzindo jornada e salário, ou suspendendo o contrato de trabalho à espera dos acontecimentos. Então vem outro dado do Ministério da Economia: 4 milhões e 300 mil trabalhadores formais tiveram o contrato de trabalho suspenso por três meses ou tiveram redução de jornada e salário.


OUTRA FACE: JÁ TEMOS MAIS MORTOS QUE NA CHINA E NÃO ATINGIMOS O PICO
Causou grande impacto a notícia que o Brasil com 211 milhões de habitantes ultrapassou a China em número de mortos pelo Covid-19. A China, com 1 bilhão e 400 milhões de habitantes, foi o primeiro país a ter a enfermidade e por isso não tinha a oportunidade de aprender com os procedimentos de outros países. O Brasil, porém, teve como observar antes o que ocorria nos outros países, a evolução da doença, a inexistência de remédios eficazes, e as medidas protetivas da população. Mas nossos governantes não conseguiram unidade de ação, medidas comuns de prevenção, nem sequer de recomendações dos governantes. Um agravante ainda, o pior está por vir. A nova doença não chegou ainda no pico o espalhamento, nem do número de vítimas fatais da epidemia. Muitas cidades já estão vivendo o drama de Manaus e do Rio. E em outras logo vai chegar o drama do colapso do sistema de saúde.


GUARULHOS PRECISA SE PREPARAR PARA O AGRAVAMENTO DA CRISE DE SAÚDE
Como já mostramos, a cada semana quase dobra o número diário de casos suspeitos de coronavirus em Guarulhos. Só de um dia para o outro, desta segunda (27) para terça (28) cresceram 181 casos suspeitos, quando a média na semana passada era de 96 casos/dia. O que mostra que estamos rapidamente crescendo sem saber quando será atingido o pico. O drama é que está crescendo também o número de pessoas que saem de casa, grande parte sem no mínimo utilizar uma máscara para se proteger. Sabe-se que só a máscara não resolve. Mas pelo menos mostra que há aí alguém com consciência do perigo que a cidade corre.

  
EM GUARULHOS UBSs PRECISAM VOLTAR A ATENDER OUTRAS DOENÇAS
Um mês e meio após as restrições nas UBSs de atendimento a casos que não configuerem coronavirus, urgência, pré-natal, ou crianças até um ano, é comum ouvir de pacientes com hipertensão, diabetes, problemas cardíacos e outras doenças que não estão conseguindo fazer suas consultas, seus exames, e ter suas receitas avaliadas. Portadores destas doenças precisam ser tratados. Pelos efeitos do agravamento delas e por colocá-los ainda mais em risco se atingidos pelo coronavirus.

Apoio:

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now