FIQUE LIGADO: PREFEITO DE GUARULHOS DESISTE DE SE ANTECIPAR AO GOVERNADOR NA LIBERAÇÃO DE ATIVIDADES ECONÔMICAS E MAIS NOTÍCIAS

May 6, 2020

PREFEITO DE GUARULHOS DESISTE DE SE ANTECIPAR AO GOVERNADOR NA LIBERAÇÃO DE ATIVIDADES ECONÔMICAS

No seu último decreto do dia 21 de abril, o prefeito de Guarulhos intencionava permitir a abertura de estabelecimentos comerciais e de serviços a partir de amanhã, dia 6 de maio. Procurava diferenciar-se assim do governador do estado que colocava a hipótese de alguma flexibilização só a partir do dia 11, após o Dia das Mães. Hoje (5), o prefeito desistiu da ideia. Publicou decreto alinhando-se à data do governador, que certamente será adiada, em face do contínuo crescimento da epidemia no estado. Na justificativa alega também solicitação neste sentido do Ministério Público. A epidemia a cada semana vem se alastrando nos bairros populares da cidade, onde parte significativa do povo não conseguiu cumprir o isolamento social, por vários motivos: seja por não acreditar que a doença chegaria aí, seja por condições de moradia que dificultam o isolamento, seja pela necessidade de se deslocar para o trabalho em atividades permitidas, ou para acessar ao auxílio emergencial.

 

FALTA AÇÃO DA PREFEITURA PARA GARANTIR O USO DE MÁSCARA NAS RUAS

Quem passa pelas longas filas nas ruas das agências da Caixa nota a total ausência da Prefeitura de Guarulhos, seja para garantir o distanciamento entre as pessoas, seja para insistir no uso de máscaras. Não se nota a presença da Guarda Municipal, ou de funcionários a serviço emergencial da Defesa Civil. A mesma ausência do poder municipal na prevenção da saúde coletiva se nota nas feiras dos bairros, nos pontos de ônibus movimentados, nos centros comerciais de aglomeração de pessoas. O prejuízo desta ausência será da população mas também do sistema municipal de saúde. 

 

A PARTIR DE QUINTA (7), USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS NAS RUAS

Decreto estadual publicado hoje (6) determina que a partir de quinta (dia 7) será obrigatório o uso de máscara por todas as pessoas que transitarem pelas ruas e outros espaços públicos, nos estabelecimentos  que atendem público (empregados e clientes), no transporte coletivo e por táxis e aplicativos. O decreto estabelece multa para quem descumprir a regra. Como cobrá-la de pessoas físicas será uma novidade no Brasil . Em muitos países já existem sanções deste tipo: cobrança de multa de pedestres que descumprem regras de comportamento em espaços públicos.

        

PESSOAS ENTRE 30 E 49 ANOS CADA VEZ MAIS ATINGIDAS PELO VÍRUS

Uma estatística da cidade do Rio de Janeiro mostrou que 43% das internações graves pelo Covid-19 são agora de pessoas entre 30 e 49 anos. Estas se salvam mais do que pessoas acima de 60 anos, mas mesmo assim já significam 11% dos mortos pela epidemia. As pessoas de meia idade ou mais jovens saem mais para as ruas e para o trabalho e por isso se contaminam cada vez mais. Muitos nem sabem que adquiriram a doença, pois não apresentam sintomas, ou têm menos sintomas. Mas a realidade é que vão espalhando a doença para os mais velhos e entre si.

Apoio: 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus