FIQUE LIGADO: PREFEITO DE GUARULHOS DESISTE DE SE ANTECIPAR AO GOVERNADOR NA LIBERAÇÃO DE ATIVIDADES

PREFEITO DE GUARULHOS DESISTE DE SE ANTECIPAR AO GOVERNADOR NA LIBERAÇÃO DE ATIVIDADES ECONÔMICAS

No seu último decreto do dia 21 de abril, o prefeito de Guarulhos intencionava permitir a abertura de estabelecimentos comerciais e de serviços a partir de amanhã, dia 6 de maio. Procurava diferenciar-se assim do governador do estado que colocava a hipótese de alguma flexibilização só a partir do dia 11, após o Dia das Mães. Hoje (5), o prefeito desistiu da ideia. Publicou decreto alinhando-se à data do governador, que certamente será adiada, em face do contínuo crescimento da epidemia no estado. Na justificativa alega também solicitação neste sentido do Ministério Público. A epidemia a cada semana vem se alastrando nos bairros populares da cidade, onde parte significativa do povo não conseguiu cumprir o isolamento social, por vários motivos: seja por não acreditar que a doença chegaria aí, seja por condições de moradia que dificultam o isolamento, seja pela necessidade de se deslocar para o trabalho em atividades permitidas, ou para acessar ao auxílio emergencial.

FALTA AÇÃO DA PREFEITURA PARA GARANTIR O USO DE MÁSCARA NAS RUAS

Quem passa pelas longas filas nas ruas das agências da Caixa nota a total ausência da Prefeitura de Guarulhos, seja para garantir o distanciamento entre as pessoas, seja para insistir no uso de máscaras. Não se nota a presença da Guarda Municipal, ou de funcionários a serviço emergencial da Defesa Civil. A mesma ausência do poder municipal na prevenção da saúde coletiva se nota nas feiras dos bairros, nos pontos de ônibus movimentados, nos centros comerciais de aglomeração de pessoas. O prejuízo desta ausência será da população mas também do sistema municipal de saúde.

A PARTIR DE QUINTA (7), USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS NAS RUAS

Decreto estadual publicado hoje (6) determina que a partir de quinta (dia 7) será obrigatório o uso de máscara por todas as pessoas que transitarem pelas ruas e outros espaços públicos, nos estabelecimentos que atendem público (empregados e clientes), no transporte coletivo e por táxis e aplicativos. O decreto estabelece multa para quem descumprir a regra. Como cobrá-la de pessoas físicas será uma novidade no Brasil . Em muitos países já existem sanções deste tipo: cobrança de multa de pedestres que descumprem regras de comportamento em espaços públicos.

PESSOAS ENTRE 30 E 49 ANOS CADA VEZ MAIS ATINGIDAS PELO VÍRUS

Uma estatística da cidade do Rio de Janeiro mostrou que 43% das internações graves pelo Covid-19 são agora de pessoas entre 30 e 49 anos. Estas se salvam mais do que pessoas acima de 60 anos, mas mesmo assim já significam 11% dos mortos pela epidemia. As pessoas de meia idade ou mais jovens saem mais para as ruas e para o trabalho e por isso se contaminam cada vez mais. Muitos nem sabem que adquiriram a doença, pois não apresentam sintomas, ou têm menos sintomas. Mas a realidade é que vão espalhando a doença para os mais velhos e entre si.

Apoio:


© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now