FIQUE LIGADA: EM GUARULHOS SÓ 30% DE ESTUDANTES ACESSAM AULAS À DISTÂNCIA E MAIS NOTÍCIAS

June 4, 2020

EM GUARULHOS SÓ 30% DE ESTUDANTES ACESSAM AULAS À DISTÂNCIA

Apenas a partir de 4 de maio foi disponibilizada uma hora e meia de aula à distância para os cerca de 110 mil alunos e alunas da rede municipal de ensino de Guarulhos que estão há 72 dias sem aula presencial. Dados coletados em algumas escolas indicam que apenas 30% de alunos e alunas acessaram as aulas. Antes fizeram um mês antecipado de férias em abril. As aulas foram elaboradas pela cúpula da Secretaria de Educação sem a participação de professoras e professores que trabalham diretamente nas escolas. Mais uma demonstração de verticalismo nos costumes da atual administração. Porém, há um esforço próprio de professoras e professores de cada escola para interagir com alunos e alunas através de redes sociais, especialmente WhatsApp, e a iniciativa de mandar material impresso junto com a entrega do leite e cesta básica.

 

NA MESMA AULA, ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL, JOVENS E ADULTOS

A mesma hora e meia de aula à distância fica disponível para crianças do ensino infantil, para crianças e adolescentes do ensino fundamental até a 5ª série, e para jovens e adultos do EJA. Partes da aula são recomendadas para o infantil e parte para quem estuda do 3º ao 5º ano e aos jovens e adultos que recuperam o ensino fundamental não cursado na idade própria. Tudo na hora e meia veiculada pela TV Câmara, canal aberto e canais pagos a cabo, ou pelo portal da Secretaria de Educação. Não há interação dos alunos com professoras e professores. A Secretaria pede que anotem as aulas nos cadernos para mostrar na escola quando as aulas presenciais retornarem.

 

A CRISE DO CORONAVIRUS TROUXE À LUZ DEFICIÊNCIAS NO SISTEMA DE ENSINO

A falta de avanço na adoção das novas tecnologias no ensino municipal ficou evidente quando tiveram que ser suspensas as aulas por causa desta epidemia. Enquanto a tecnologia há muitos anos apontava para a importância dos meios virtuais de comunicação, e o sistema era adotado em escolas particulares nos últimos anos, a Prefeitura ficou inerte. Demorou mais de um mês para achar um sistema ainda deficiente por não separar os diversos níveis e idades e não permitir a interação dos alunos e alunas com o sistema e com professores e professoras.    

Apoio:

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now