FIQUE LIGADO: PREFEITURA DE GUARULHOS TEM GASTADO MUITO MAIS DO QUE ARRECADA E MAIS NOTÍCIAS

June 11, 2020

PREFEITURA DE GUARULHOS TEM GASTADO MUITO MAIS DO QUE ARRECADA 

Nos quatro primeiros meses de 2020, a Prefeitura de Guarulhos, gastou 188 milhões a mais do que arrecadou. Sua despesa foi de 1 bilhão 756 milhões de reais. Sua arrecadação foi de 1 bilhão 568 milhões. Isso mostra o quanto será difícil este ano para cumprir os compromissos com a cidade. 

 

GASTOS COM SAÚDE NÃO FORAM A PRINCIPAL RAZÃO DO DÉFICIT DA PREFEITURA

Não corresponde à verdade a ideia de que os gastos com o combate ao coronavirus foram responsáveis pelo desequilíbrio das finanças da Prefeitura. Os gastos a mais com a epidemia corresponderam apenas a 17% do déficit de 188 milhões no período. A Prefeitura precisa explicar a origem do montante principal do desajuste, ou seja, dos 83% do valor que gastou a mais do que arrecadou.  Os gastos a mais com saúde atribuídos à chegada da epidemia foram de 32 milhões de reais. Eram de 45 milhões, mas houve uma ajuda extra de 13 milhões dos governos federal e estadual. 

 

NESTE ANO A PREFEITURA QUEIMOU AS RESERVAS PARA CHEGAR AO FIM DO ANO

Sempre nos primeiros meses do ano a Prefeitura fazia caixa para encarar as despesas dos meses finais, entre elas os gastos com 13º salário. O IPTU tem sua maior arrecadação em janeiro e fevereiro, quando muitos pagam à vista, e o IPVA também arrecada mais no início do ano. Mas, neste ano, antes de chegar a crise do coronavirus as finanças já estavam em déficit. A crise só veio agravar o que já estava mal administrado. Uma das características da crise atual é que ela traz para a superfície e agrava os males que já existiam e não eram bem visíveis.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus