FIQUE LIGADO: CONTRA A VONTADE DOS PREFEITOS ATUAIS, CONGRESSO MUDA DATA DAS ELEIÇÕES E MAIS NOTÍCIAS

July 3, 2020

CONTRA A VONTADE DOS PREFEITOS ATUAIS, CONGRESSO MUDA DATA DAS ELEIÇÕES

O Congresso Nacional resolveu se alinhar ao Tribunal Superior Eleitoral e avançou em 43 dias a data das eleições municipais deste ano devido aos efeitos da pandemia. De 4 de outubro para 15 de novembro. Os atuais prefeitos não queriam a mudança. Pois sabem que as suas falhas durante esta crise da saúde vão ficar mais claras com o passar do tempo. E sabem que os problemas acumulados nos seus atuais mandatos aparecerão mais fortes com o prolongamento da crise econômica, social e fiscal durante o segundo semestre. Muitos prefeitos queriam até evitar as eleições, e tentaram, através de alguns partidos do chamado Centrão, a prorrogação de seus mandatos por dois anos. 

 

NÃO SE ALTERAM OS PRAZOS PARA TIRAR TÍTULO DE ELEITOR OU MUDAR DE PARTIDO

Os prazos eleitorais que já passaram não foram mudados. Entre eles qualquer inscrição de eleitores, prazo encerrado em 6 de maio. Ou a filiação em partidos para quem vai se candidatar neste ano, prazo encerrado em 4 de abril. Mas os prazos que ainda não tinham vencido foram alterados para mais adiante. Por exemplo, as convenções partidárias, que confirmam as candidaturas e alianças à Prefeitura e as candidaturas à Câmara Municipal, iam de 20 de julho a 5 de agosto. Agora mudaram para começar em 31 de agosto e ir até 16 de setembro. Ou a propaganda eleitoral, que começaria em 16 de agosto e ia até 3 de outubro, e agora, que vai começar em 27 de setembro até 14 de novembro.

 

ATÉ 26 DE SETEMBRO É O PERÍODO DA CHAMADA PRÉ-CAMPANHA

A lei eleitoral permite que os futuros candidatos e candidatas façam a chamada pré-campanha até 26 de setembro. Até lá podem se divulgar na imprensa ou nas mídias sociais como pré-candidatos ou pré-candidatas à prefeitura ou à vereança. Podem divulgar suas qualidades pessoais que os recomendam para os cargos eletivos. Podem participar de entrevistas, debates, reuniões, e defender suas propostas, posições, e projetos políticos nas diversas mídias, e evidentemente, na internet. Podem pedir apoio político. Só não podem pedir votos. Esclarecidos agora os prazos. 

Apoio: 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now