FIQUE LIGADO: ECONOMIA SOLIDÁRIA SE SENTE ABANDONADA NA ATUAL GESTÃO DE GUARULHOS

July 29, 2020

ECONOMIA SOLIDÁRIA SE SENTE ABANDONADA NA ATUAL GESTÃO DE GUARULHOS

Participei nesta terça de uma reunião com duas dezenas de integrantes do movimento que há 18 anos se dedica à defesa da economia solidária em Guarulhos. A formação de cooperativas de trabalhadores e trabalhadoras foi incentivada pelas secretarias do Trabalho e da Assistência Social quando fui prefeito. A economia solidária foi desconsiderada pela atual gestão. O exemplo mais marcante é o TEAR, uma entidade criada em 2001 para organizar o trabalho e a geração de renda de dezenas de pessoas com doenças mentais. Ele funcionava até a atual gestão da Prefeitura num galpão amplo, adequado às oficinas, próximo do Centro da cidade para a comercialização mais fácil de seus produtos. Foi transferido para pequenas salas, inadequadas ao trabalho, emprestadas no Cemeg da Vila Augusta. 

 

TERRENOS VAZIOS PRECISAM SER APROVEITADOS PARA AGRICULTURA FAMILIAR ORGÂNICA  

Uma das reivindicações do movimento de economia solidária é a retomada de um programa municipal de agricultura familiar orgânica, também abandonado pela atual gestão. A ideia é a utilização de terrenos vazios para atividades agrícolas com orientação e apoio de órgãos municipais. Mas, não basta ajudar a produzir. A proposta é facilitar a comercialização nas diveras regiões da cidade. Hoje apenas funcionam feiras orgânicas aos domingos no Centro, Praça 4º Centenário e nas quartas na Vila Augusta, Parque Fracalanza. 

 

COOPERATIVAS DE CATADORES E DE RECICLAGEM PRECISAM SER REVIVIDAS

O distanciamento da atual gestão municipal do cooperativismo se expressou também no abandono das iniciativas de cooperativas de catadores e centros de reciclagem do lixo seco. Também não foram tomadas iniciativas para a compostagem do lixo orgânico. Em Guarulhos são coletados por dia cerca de 900 mil toneladas de lixo, cerca da metade dele de resíduos orgênicos. Tanto estes, quanto os resíduos sólidos secos precisam ter um sistema crescente de aproveitamento, reduzindo os danos ambientais, os custos do aterro sanitário, e gerando renda.

Apoio: 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now