FIQUE LIGADO: FESTA DE BONSUCESSO COMEÇOU COM REGRAS RESTRITIVAS DA PANDEMIA

August 4, 2020

FESTA DE BONSUCESSO COMEÇOU COM REGRAS RESTRITIVAS DA PANDEMIA

Cadeiras separadas com mais de dois metros de distância em todas as direções. Máscara obrigatória. Álcool em gel na entrada e na saída. Nenhuma aglomeração. Nesta primeira segunda-feira de agosto começou a festa de Nossa Senhora de Bom Sucesso que completa 279 anos. É a mais antiga tradição preservada de Guarulhos, depois do nome da cidade. Estive na missa desta segunda especial, como faço há décadas todos os anos. Este dia inicial é chamado de Dia da Carpição, pois ainda no tempo da escravidão, todos os trabalhadores eram chamados a dedicar seu dia a carpir o terreno ao redor da igreja para deixá-lo livre do mato para o dia mesmo da festa, o último domingo de agosto.

 

A TERRA E A TRADIÇÃO UMA CARACTERÍSTICA DESTA FESTA

A origem desta festa é de um mundo ainda rural. Por isso permanece a forte referência à terra. A benção da terra é uma das cerimônias da segunda-feira da carpição. Foi feita nesta segunda, mas os cuidados com a pandemia não permitiram que as pessoas levassem para casa um pouco de terra benta, como sempre era feito. Tudo puxa para a tradição na festa de Nossa Senhora de Bom Sucesso. O próprio nome da festa escrito em separado, diferente da grafia do bairro de Bonsucesso, é herança de mais de 400 anos vinda de Portugal.

 

SERÁ PRECISO MAIS INCENTIVOS QUE ATRAIAM PARA A SECULAR COMEMORAÇÃO

Quando fui prefeito de 2001 a 2008 ampliamos a área da praça em frente à igreja, desapropriando uma grande área particular que deixava estreito o ambiente externo da festa. Naquela extensão da praça passaram a se realizar no fim-de-semana da festa os shows de artistas com músicas ligadas especialmente à tradição rural. Mas, nos últimos anos muito disso perdeu o brilho. Será preciso criar novas formas de divulgação e atração, valorizando a mais antiga tradição preservada de Guarulhos.

Apoio: 

 

  

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now