FIQUE LIGADO: EM GUARULHOS, DE 23 SECRETÁRIOS MUNICIPAIS APENAS 3 SÃO MULHERES

September 5, 2020

EM GUARULHOS, DE 23 SECRETÁRIOS MUNICIPAIS APENAS 3 SÃO MULHERES

 Na atual gestão da Prefeitura só houve retrocesso na participação das mulheres. Qualquer um que olhe o portal da Prefeitura verá que na seção que apresenta quem ocupa cargo em nível de secretário municipal 20 são homens e 3 apenas as mulheres. Só resta para elas 15% do total de cargos de comando. Ouvi duas frases marcantes em reunião e live de que participei com lideranças de maiorias, mulheres e negros, e de minorias, juventude e LGBTQIA+, este último um termo que amplia o mais conhecido LGBT. A primeira frase: ‘É preciso ouvir os que não são ouvidos’. A segunda: ’Que nada seja decidido sobre nós sem nós’.

 

OUVIR OS QUE NÃO SÃO OUVIDOS

São gritos de quem se sente discriminado. Parece estranho dizer que as mulheres são discriminadas. Mas é muito comum. Mostramos acima a composição do atual secretariado em Guarulhos. Diferente agi quando fui prefeito. Além da vice mulher, e que tentei fosse designada candidata à minha sucessão, mulheres chefiaram a Secretaria de Justiça, de Transportes e Trânsito, de Saúde, de Educação, de Habitação, de Assistência Social, de Meio Ambiente, do Trabalho, do Fundo Social de Solidariedade, da Guarda Municipal, além de várias coordenadorias. Como pré-candidato a prefeito continuo defendendo este princípio de lutar pela igualdade entre mulheres e homens.  

 

É NECESSÁRIO UM PROGRAMA QUE BUSQUE ELIMINAR DESIGUALDADES

A Prefeitura não pode ceder a um senso comum discriminatório como vem fazendo atualmente. Ela deve se esforçar para a superação das diferenças que são fruto da discriminação. Por isso deve promover o que se chama de políticas ou ações afirmativas que tragam mais espaço para as mulheres, para negros, jovens, e lgbts. Na administração pública, nas ações do poder público, e nos espaços da sociedade. A Prefeitura deve ser mobiladora do povo que sofre discriminação, independente de ser ela mesma também objeto de pressão. Não pode fugir destes temas, como faz hoje apenas esperando que a procurem. 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now