FIQUE LIGADO: O JOGO MUDOU COM ANULAÇÃO DOS PROCESSOS E CONDENAÇÕES DE LULA

O JOGO MUDOU COM ANULAÇÃO DOS PROCESSOS E CONDENAÇÕES DE LULA

O jogo da política brasileira mudou com a anulação dos processos e condenações do ex-presidente Lula. Até aqui os representantes das elites que abandonaram Bolsonaro depois de ajudar na sua eleição (Moro, Dória, Maia, Globo, Estadão, Juízes, Deputados, Senadores, etc) apostavam em lançar um candidato a presidente que substituísse Bolsonaro em 2023. Com a volta de Lula ao jogo, por ser novamente elegível, o campo das elites que se desgarrou de Bolsonaro se atrapalhou como um formigueiro embaixo do toco quando este é removido.


COMO ESTAVA O JOGO ATÉ O DIA 8 DE MARÇO DE 2021

Estava em curso um progressivo enfraquecimento político do presidente Bolsonaro, por causa de sua loucura desorganizando o combate à pandemia, por sua incapacidade de enfrentar a crise econômica, pelo crescimento do desemprego, das quebradeiras e da inflação, e por suas atitudes que envergonham as pessoas sensatas e desmoralizam o Brasil no exterior. Na avaliação popular do presidente, o ruim e o péssimo superam de longe o ótimo e bom no Nordeste e Sudeste, com menos distância mas também no Sul, com exceção apenas do Centro-Oeste do agronegócio e do Norte que quer desmatar.


A VOLTA DE LULA À COMPETIÇÃO AGREGA AS FORÇAS POPULARES DE OPOSIÇÃO

Há duas oposições: aquela representada por setores progressistas da sociedade que institucionalmente têm seus partidos organizados (PT, PSB, PDT, PSOL, PCdoB, Rede e parte do PV e de alguns outros pequenos partidos), e aquela representada por setores das elites, que têm seus partidos como PSDB, parte do DEM, parte do MDB, e de alguns outros partidos que não aderiram ao governo Bolsonaro, e que têm ainda a grande mídia, parte do empresariado, e gente da alta burocracia estatal. A volta de Lula à competição fortaleceu a oposição progressista que pode se agregar em torno dele, mesmo com resistências de parte do PDT e parte de outros partidos. Por estas e outras razões, O jogo mudou com anulação dos processos e condenações de Lula. Mas tem muito jogo pela frente.


APOIO:





© 2017 gru360 / Aqui Guarulhos se encontra em 360 Graus 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now